William Rutzen conversou com Pedro Thessing na manhã deste sábado
Na manhã deste sábado (3), o jornalista Pedro Thessing recebeu o médico William Rutzen em mais uma edição do programa Arauto Saúde. Neste encontro, o profissional falou sobre fatores que podem auxiliar no desenvolvimento de algum tipo de câncer.
Conforme Rutzen, o corpo humano produz uma série de hormônios, entre eles adrenalina e cortisol, que vão fazer com que a musculatura melhore e o coração bata mais rápido, especialmente em situações de risco ou perigo. “Nestes casos, vou sentir certa agonia e ansiedade, e vou escapar da situação que me gerava risco de visa. Essa resposta de estresse é absolutamente normal e saudável”, salienta.
No entanto, segundo o médico, o problema ocorre quando a resposta do estresse se perpetua e se torna crônica. E isso, de acordo com Rutzen, pode ocorrer quando alguma situação, algum incômodo passe a se tornar presença constante. “Se eu pensar nela excessivamente, começo a gerar uma resposta de estresse em um período prolongado. O estresse produz repostas hormonais no nosso corpo e estas repostas vão propiciar um aumento de risco de surgimento de doenças, como o câncer”, salienta.
Escute a entrevista completa: