Geral

18º Núcleo do Cpers sugere retorno das aulas na segunda-feira

Publicado em: 03 de agosto de 2017 às 11:04 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:16
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto/Guilherme Bica
    compartilhe essa matéria

    Greve dos professores estaduais deve terminar nesta sexta. Assembleia geral ocorre amanhã

    Foi definida em assembleia na manhã desta quinta-feira (3) a decisão do 18° Núcleo do Cpers/Sindicato em relação à continuidade ou não da paralisação da categoria. Na assembleia regional, que iniciou às 10h30min, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, a categoria decidiu que o melhor para o momento é encerrar a greve. "Vamos levar a proposta para o encerramento da greve como uma forma de recuo estratégico. Mesmo assim, a nossa ideia é seguir mobilizando a comunidade escolar e manter estado de greve. Vamos criar adesivos, convocar os pais e continuar lutando", disse o diretor-geral do 18° Núcleo do Cpers, Renato Müller.

    A definição de hoje será levada em um primeiro momento para a reunião das lideranças dos núcleos regionais do Cpers. O encontro ocorre durante esta noite, em Porto Alegre. A decisão dos professores da região, juntamente com as demais do Estado, se tornará pública em assembleia estadual a ser realizada na tarde desta sexta-feira (4),  também em Porto Alegre, na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia. A decisão de amanhã é soberana e deve ser seguida por todos os 42 núcleos.

    Desde a última terça-feira, quando a greve foi decretada, apenas algumas escolas da região aderiram ao movimento, sendo a maioria de forma parcial, com a carga horária reduzida nas escolas. Em Venâncio Aires, a Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas, suspendeu as aulas até amanhã.

    A mobilização sindical se deve a mais um parcelamento de salário dos servidores estaduais, com liberação de R$ 650 para cada trabalhador. De acordo com Müller, os maiores prejudicados não são eles. "Quem paga a conta é o aluno, pois estes problemas refletem na qualidade do ensino", diz.