Geral

Vereadores aprovam Cachorródromo em Santa Cruz

Publicado em: 03 de julho de 2017 às 17:57 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:50
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jacson Miguel Stülp
    compartilhe essa matéria

    Projeto de Bruna Molz segue agora para o Executivo

    Imagine um lugar onde os cães possam circular livremente, sem coleiras, com brinquedos e sem o perigo dos carros em alta velocidade? Isso pode se tornar real em Santa Cruz do Sul. O projeto Cachorródromo – Espaço Público para cães, da vereadora Bruna Molz, busca promover o bem-estar e o lazer animal, além de promover a interação dos animais com seus donos. Nesta segunda-feira (3), o Poder Legislativo aprovou a proposta por unanimidade. 

    Se aprovado no Executivo, o projeto vai se tornar realidade em algum ponto da cidade. Se instalado, será proibida a entrada e a permanência de animais perigosos, no período do cio ou portadores de moléstias infectocontagiosas, a fim de proteger os demais. Ativista da causa animal, Bruna destacou em sua justificativa os milhares de moradores que passeiam com seus cães. "Normalmente, nos passeios, os tutores de cachorros respeitam a legislação em vigor e os levam presos por coleira e guia. No entanto, cães de estimação que vivem em apartamentos ou casas sem quintais também necessitam de espaço para correr livremente", salienta.

    Em 2013, O IBGE estimou a população de cachorros em domicílio brasileiro em 52,2 milhões, o que dá uma média de 1,8 cachorros por domicílio. O dado mostra que, no Brasil, existem mais cachorros de estimação do que crianças. Além da necessidade de fazer com que os animais se exercitem, Bruna ainda destaca outros pontos positivos que o local pode proporcionar. "Muitas pessoas têm nesses momentos nas praças e parques da cidade um momento de socialização com os tutores dos demais animais, nascendo muitas vezes belas amizades", afirma.

    O projeto, que já existe em Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Jundiaí/SP, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES e Blumenau/SC, pode também se concretizar em Santa Cruz do Sul. Agora Bruna, outros ativistas da causa animal e amantes dos cachorros torcem para que a proposta seja sancionada pelo Prefeito Municipal.