Durante Assembleia Pública Microrregional, na Unisc, serão apresentados os 18 programas possíveis de votação
A região tem mais um importante momento relacionado à Consulta Popular 2017 nesta terça-feira, dia 4. Está agendada para as 13h30min, na sala 101 da Unisc, a segunda etapa do processo, voltada para os 15 municípios do Baixo Vale do Rio Pardo. A Assembleia Pública Microrregional é aberta à comunidade e a expectativa é reunir de 80 a 90 pessoas, já que vários segmentos da sociedade, entre eles saúde e segurança, já acenaram participação. Neste encontro serão apresentados os 18 programas possíveis de votação neste ano. Destes serão escolhidos cinco. Na próxima semana, dia 12, haverá a consolidação da cédula de votação. A região baixa do Vale do Rio Pardo, a qual Vera Cruz faz parte, vota nas mesmas prioridades da região Centro-Serra, cuja assembleia pública foi realizada no dia 27 de junho. Por lá, entre os programas mais focados estão correção de solo, na área da agricultura, e segurança pública (os municípios querem compra de colete balístico).
É preciso entrar em um consenso. Antes da assembleia geral ampliada, no dia 12, o Corede, organizador do processo na região, se reúne e formata uma proposta. Para isso, conforme explica a secretária executiva, Diana Anton, a entidade cruza as prioridades da região baixa com a centro-serra. Ainda no dia será definido o percentual que o primeiro, segundo e terceiro projeto mais votado pela comunidade irá receber. Ao todo, o valor destinado para a Consulta no Vale do Rio Pardo será de R$ 2.028.571,43.
A VOTAÇÃO
A Consulta Popular será realizada em três dias: 1º, 2 e 3 de agosto. Para poder votar o cidadão terá que ser eleitor (possuir título eleitoral). A votação será somente de forma eletrônica. Pela internet, através do site www.consultapopular.rs.gov.br (nos três dias) ou off-line, através de aparelhos celulares e SMS (nos dias 1º e 2 de agosto). O título de eleitor é o documento que comprova a habilitação para participar do processo. O cidadão poderá votar em apenas um programa na cédula de votação e somente uma vez, considerando todos os meios de votação.
Confira a matéria completa na edição impressa do Jornal Arauto desta terça-feira.
Notícias relacionadas
INMET adquire 98 estações automáticas para o Rio Grande do Sul
No início de 2025, será definido o cronograma de instalações para o funcionamento imediato e o pleno restabelecimento do monitoramento
Rio Pardo planeja programa de regularização fundiária
Demanda por moradias após a enchente reforça déficit habitacional já existente e mobiliza Governo Municipal
Mulheres assumem o comando dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho
Medida estará em vigor até o dia 7 de janeiro, durante o período de férias do presidente e comandante operacional, e do subcomandante
Loteamento Imigrante 2 festeja o Natal e pede pavimentação de presente
Moradores justificam que local é dos poucos que ainda não recebeu asfalto ou calçamento nas suas ruas