Polícia

Uergs de Santa Cruz é alvo de furtos; comunidade pede mais segurança

Publicado em: 03 de junho de 2024 às 07:33 Atualizado em: 03 de junho de 2024 às 07:35
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • compartilhe essa matéria

    Automóvel com reboque e indivíduos foram vistos circulando próximo ao espaço e estavam carregando os itens da universidade

    A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) de Santa Cruz do Sul, no Bairro Renascença, tem sido alvo frequente de furtos e depredações. Os últimos casos ocorreram durante o feriado de Corpus Christi, mas só foram percebidos na manhã de sexta-feira (31), por volta das 8h, quando funcionários chegaram ao local de trabalho.

    Segundo um morador de Santa Cruz que prefere não se identificar, por volta das 9h, foi observado um movimento suspeito no portão dos fundos, que dá acesso à BR-471. Um automóvel com reboque e indivíduos foram vistos circulando próximo ao espaço. Ao investigar, foi constatado que estavam carregando materiais provenientes do furto.

    LEIA TAMBÉM: Tombamento de carreta deixa dois feridos em Venâncio Aires

    Apesar dos esforços para conter os criminosos, eles conseguiram fugir, mas parte dos itens furtados foi recuperada, incluindo um freezer pertencente ao laboratório de biotecnologia e os pneus de um micro trator que era utilizado para atividades experimentais. O arrombamento do laboratório de biotecnologia resultou na perda de diversos reagentes de alto valor. Esses materiais eram essenciais para a conclusão dos cursos de vários estudantes.

    A situação preocupa a comunidade acadêmica, que relata uma série de eventos semelhantes desde a revogação da cessão de uso com o Estado, o que resultou na retirada dos policiais residentes e na desativação das casas. Ainda de acordo com o morador, a área atual é pequena e não tem a adequada demarcação ou cercamento.