Geral

Enchente gerou cinco mil toneladas de resíduos em Santa Cruz

Publicado em: 03 de junho de 2024 às 10:35 Atualizado em: 03 de junho de 2024 às 10:36
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Dado foi apresentado pela Secretária Simone Schneider na manhã desta segunda-feira, na abertura da Semana do Meio Ambiente

    Na manhã desta segunda-feira (3), na Procuradoria-Geral do Município em Santa Cruz do Sul, deu-se o pontapé inicial para a Semana do Meio Ambiente, com uma chamada para a conscientização e ação coletiva diante dos desafios ambientais enfrentados pela região por conta da enchente. Com o tema “Abrace o Rio Pardinho”, as atividades programadas decorrerão entre os dias 3 a 8 de junho.

    SAIBA MAIS: Semana do Meio Ambiente terá debate sobre mudanças climáticas

    Durante a cerimônia de abertura, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Simone Schneider, compartilhou um dado sobre os impactos da enchente ocorrida em Santa Cruz do Sul no mês de maio. Segundo Schneider, as consequências das cheias, além dos danos visíveis em áreas inundadas, estenderam-se ao acúmulo de resíduos no município. “São cinco mil toneladas que foram geradas nesse último evento climático“, destacou.

    Simone explicou os estágios subsequentes ao desastre, nos quais as comunidades lidam com a limpeza de suas residências e a percepção gradual de que muitos objetos não são mais utilizáveis. Isso resulta em novos descartes que se somam ao já expressivo montante de detritos gerados pela enchente. “Dentro deste contexto, são cinco mil toneladas que nós temos agora para destinar“, ressaltou.

    Secretária do Meio Ambiente de Santa Cruz falou durante abertura oficial da programação | Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto

    Entre as coletas, Santa Cruz gera em média de 100 toneladas por dia de resíduos. O que nós vamos fazer enquanto pessoas, enquanto cidadãos, para melhorar aquilo que nós estamos fazendo dentro das nossas casas? É fácil separar, é fácil ter duas lixeiras dentro de casa, né? Mas nós estamos sendo assertivos?“, finalizou, trazendo uma reflexão sobre conscientização.

    O ponto alto da Semana do Meio Ambiente será na quarta-feira (5), a partir das 19h, no anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), quando haverá uma palestra sobre Mudanças Climáticas e Problemas Ambientais Urbanos.

    LEIA TAMBÉM: Uergs de Santa Cruz é alvo de furtos; comunidade pede mais segurança