Ideia é instalar o prédio em uma área central. Escola irá abrigar 360 alunos em turno integral
Com o propósito de conectar os jovens ao mercado de trabalho e transformá-los para que possam desenvolver um projeto de vida, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) irá instalar uma escola de Ensino Médio em Santa Cruz do Sul. O complexo educacional – ainda sem área definida – será construído aos longo dos próximos três anos e abrigará, além dos jovens, a educação de adultos e ainda levar para o mesmo espaço, os alunos de educação infantil e o contra turno, já atendidos na unidade do município. ,
E já que os recursos para a construção da escola vêm do setor industrial, estudantes que sejam filhos de trabalhadores da indústria poderão concorrer à bolsas gratuitas ou subsidiadas, como explica o superintendente do Sesi, Juliano Colombo. "Temos uma capacidade para 360 alunos de forma integral e boa parte deles, vai poder estudar de gratuitamente ou com subsídio oferecido por nós. Quem não faz parte da indústria, também vai ter acesso à escola, mas sem subsídio. Nós não objetivamos lucro, mas o subsídio e a gratuidade é só repassado para os filhos de quem trabalha na indústria".
Adotando o modelo de escola inovadora, o Ensino Médio do Sesi irá unir a teoria à prática. "Aqui os alunos transitam pelas salas e contam com um professor mentor que acompanha a vida escolar de cada um deles", afirma o superintendente, que também ressalta o objetivo do Sesi de ser exemplo para as escolas públicas. "Queremos apoiar esse processo de mudança da educação e que ela esteja mais conectada com a realidade do mundo do trabalho. Por isso, nossa intenção é replicar o método para que outras escolas adotem também e possam transformar a realidade educacional", considera.
Quanto ao terreno onde será erguido o complexo, ainda não há uma definição do local. Contudo, segundo Colombo, a ideia é que seja em uma área central de 12 a 16 mil metros quadrados. "Estamos buscando uma área que seja de fácil acesso para as crianças, adolescentes e os pais. Também aceitamos propostas de terrenos. Todas elas vão passar por um estudo técnico para que possamos definir o melhor local", salienta. Após a escolha, o cronograma prevê trâmites como projeto, termo de início das obras, a obra em si e a aprovação do Conselho Estadual de Educação, até que seja possível ativar o complexo. A expectativa, no entanto, é de que a obra seja concluída no segundo semestre de 2025 e comece as operações em fevereiro de 2026.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos