Geral

Gleisi Hoffmann é a nova presidente nacional do PT

Publicado em: 03 de junho de 2017 às 17:04 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:19
  • Por
    Letícia Tais Dhiel
  • Fonte
    PT
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Ré na Lava Jato, senadora presidirá o partido pelos próximos dois anos

    O 6º Congresso Nacional do PT elegeu a primeira mulher presidente nacional do PT, neste sábado (3). A líder do partido no Senado, Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi eleita para a presidência do Partido dos Trabalhadores com 69% dos votos dos delegados presentes à plenária final do “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva”. O senador Lindbergh Farias foi votado por 31% dos delegados.

    Gleisi presidirá o partido pelos próximos dois anos, junto com a nova executiva do PT. “Mostramos para o Brasil que o PT tem diversidade, que nós temos garra para enfrentar tudo que está aí e propor uma coisa para o Brasil”.

    Trajetória

    Filiada ao PT desde 1989, Gleisi Hoffmann iniciou sua trajetória militante no movimento estudantil. Foi dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas em Curitiba e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

    Gleisi é formada em Direito e tem especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. Foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão Pública no município de Londrina (PR).

    Também integrou, em 2002, a equipe de transição de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da então ministra Dilma Rousseff.

    Entre 2008 e 2009, presidiu o diretório estadual do PT no Paraná e em 2010 foi eleita senadora pelo estado, alcançando a marca de ser a primeira mulher eleita para o Senado no Paraná.

    Ao longo de 2016, Gleisi presidiu a importante Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. E em fevereiro de 2017 foi eleita por unanimidade pela Bancada do PT para a função de líder dos senadores da legenda na Casa.