Geral

Projeto Cidadania na Escola leva conhecimento aos alunos de Santa Cruz

Publicado em: 03 de maio de 2025 às 13:45
  • Por
    Paola Severo
  • Foto: Nícolas da Silva/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Estudantes terão a chance de visitar dois dos poderes municipais, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores

    Foi lançado recentemente em Santa Cruz do Sul uma iniciativa para debater cidadania dentro das escolas municipais. O “Projeto Cidadania na Escola: Levando informações aos alunos das séries finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino” é promovido pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o agente da Guarda Municipal, Rodrigo Costa, explicou que as ações serão divididas em duas partes. No primeiro encontro haverá uma apresentação teórica em sala de aula sobre cidadania e qual o papel dos três poderes. Já no segundo encontro, os estudantes terão a chance de visitar dois dos poderes municipais, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, companhando a sessão ordinária.

    “A gente já quer prepará-los para a vida adulta. Até porque o grupo que a gente está priorizando são os alunos das séries finais do ensino fundamental, adolescentes que variam de 13 a 16 anos, próximo da época do voto. Isso faz com que eles já tenham conhecimento mais amplo e aprimorado sobre o que faz o poder Executivo, Legislativo e Judiciário, e leva eles a conhecer esses ambientes na prática, que é um diferencial desse trabalho”, afirmou.

    A ação envolve alunos de 13 a 16 anos, estudantes dos últimos anos do ensino fundamental em escolas da rede municipal. Rodrigo Costa destaca que os conteúdos teóricos que serão apresentados seguem os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades iniciaram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand, no Bairro Progresso. A expectativa é ao longo do ano, realizar ações em todas as 27 escolas municipais de Santa Cruz do Sul.

    “E não se trabalha cidadania só na escola, se trabalha no dia a dia, no momento que um pai educar um filho, no momento que a gente passa um bom exemplo. Então, a gente está apresentando essa cidadania e ensinando“, destacou.