Ele esteve à frente da entidade por mais de uma década
Faleceu na última quinta-feira, 1º de maio, aos 93 anos, o professor Ervino Hoelz, ex-presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). Ele esteve à frente da entidade por mais de uma década, entre 4 de setembro de 1978 e 14 de março de 1991, período marcado por importantes transformações e desafios na estrutura e consolidação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Durante sua gestão, a Apesc — mantenedora da Unisc — viveu uma fase decisiva de fortalecimento institucional. Com atuação firme e liderança reconhecida, Hoelz contribuiu significativamente para o desenvolvimento do ensino superior na região. Na época, a associação mantinha vínculo direto com o gabinete do então prefeito Telmo Kirst, destacando a articulação entre poder público e educação comunitária.
A Apesc é uma entidade comunitária sem fins lucrativos responsável pela manutenção de instituições de referência em Santa Cruz do Sul, como a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Escola Educar-se, o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e o Hospital Santa Cruz.
Notícias relacionadas

Caminhada marca mobilização de trabalhadores em Santa Cruz
Ao todo, 16 sindicatos e entidades representativas dos trabalhadores participaram do ato

Há mais cinco décadas, Grupo Diersmann é referência em assistência funerária na região
Empresa familiar se prepara para inaugurar nova funerária em Teutônia e ampliar operações a partir de 2026

Reencontros que atravessam gerações: Dia do Ex-Aluno do Colégio Mauá será em julho
Objetivo do encontro é reviver momentos, reencontrar amigos e reforçar o orgulho de ter feito parte da história da instituição

Projeto Cidadania na Escola leva conhecimento aos alunos de Santa Cruz
Estudantes terão a chance de visitar dois dos poderes municipais, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores