Geral

Policiais homenageiam colega morto por criminoso com protesto por melhores condições

Publicado em: 03 de maio de 2018 às 10:00 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:13
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Manifestação movimentou agentes de Santa Cruz, Encruzilhada do Sul e Venâncio Aires

    A classe policial, em ação simultânea, homenageou o policial civil Leandro de Oliveira Lopes, 30 anos, na manhã desta quinta-feira (3) em todo o Rio Grande do Sul. Lopes foi morto ontem por um criminoso durante uma Operação contra o tráfico de drogas em Pareci Novo, no limite com São Sebastião do Caí.

    Segundo Orlando Brito de Campos Júnior, representante do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil (Ugeirm) na região, o protesto é pela morte do colega, mas também pelas condições precárias de trabalho. "Aqui em Santa Cruz, temos a sorte de contar com o apoio do município e de empresários locais. Mas lamentamos as estruturas precárias e equipamentos defasados das delegacias de outras cidades do Estado", diz.

    O presidente destaca que a segurança pública é um problema atualmente no Estado, com grande índices de violência, e que o poder público deve se preocupar mais com os servidores da área. Em Santa Cruz, cerca de 50 agentes, entre civis e federais, protestaram em frente a Delegacia de Polícia, na Rua Ernesto Alves. A Polícia Civil fica paralisada até às 18h de hoje, atendendo apenas ocorrências graves, como casos de homicídios, Maria da Penha e estupros.

    Na região, houve registro de manifestação também em Encruzilhada do Sul, Candelária, Vale do Sol, Rio Pardo, Lagoão, Passa Sete, Sobradinho, Arroio do Tigre, Pantano Grande, Amaral Ferrador, Cachoeira do Sul, Novo Cabrais, Cerro Branco e Paraíso do Sul, onde os policiais também cruzaram os braços em um pedido de paz e segurança no trabalho. Não foi diferente em Venâncio Aires, quando policiais civis e também policiais da Brigada Militar se uniram e prestaram homenagem. 

    Equipe com agentes e delegados de Santa Cruz participa de cerco a suspeitos de matar policial

    Ugeirm convoca protesto em homenagem a policial morto por criminosos