Entre as ações, a aplicação de larvicida em áreas urbanas e conversas com a população por parte de agente de endemias
A Secretaria de Saúde de Santa Cruz, através do Setor de Vigilância e Ações em Saúde, deu sequência nesse sábado (2) a aplicação de larvicida no Bairro Arroio Grande.
De acordo com a chefe do Setor de Endemias, Juliana Hofmeister, o procedimento já contemplou oito localidades e nesta semana atenderá outras áreas do município.
Também no sábado mais uma mobilização foi realizada na Praça Getúlio Vargas, no Centro. O Quintal da Dengue, instalado próximo da calçada da Rua Marechal Floriano, atraiu a garotada e seus familiares e levou conscientização de forma lúdica ao público. Agentes de endemias divulgaram informações e distribuíram panfletos.
Leia também: Confira os shows de comédia que vão ser realizados neste ano em Santa Cruz do Sul
A safreira Milena Marques, moradora do Bairro Faxinal Menino Deus, passou por ali com o filho Davi, de 5 anos, e mostrou que está bem ciente dos perigos que a proliferação do mosquito da dengue pode causar. "No pátio nunca deixo água parada em vasilha. Me preocupo muito por causa do meu filho e da minha sogra que tem mais idade", contou.
No Bairro Goiás uma intensa divulgação foi organizada pela Associação de Moradores. Voluntários visitaram residências, tiraram dúvidas e distribuíram panfletos. A ação aconteceu durante todo o dia e contou com a colaboração do Grupo de Escoteiros Santa Cruz. Integrante da comitiva, o garoto Augusto Castro, de apenas 10 anos, percorreu durante toda a manhã levando uma só mensagem às famílias. "Não pode deixar água parada" , repetia o menino.
Veja ainda: Patinadoras da região são destaque no Campeonato Brasileiro
Quem gostou da visita foi a professora aposentada, Irene Bolson. "Muito importante este alerta para que a gente fique sempre atento. No ano passado os agentes vieram aqui e encontraram larvas dentro do motor da piscina. Agora mantenho sempre seco", afirmou.
O presidente da associação, Jeferson Peres da Silva, avaliou a mobilização. "Conseguimos atingir cerca de 50% do bairro. Os moradores foram muito receptivos e agradeço a parceria dos escoteiros que vieram nos ajudar."
O titular da pasta da Saúde, Fabiano Dupont, elogiou o apoio dos moradores. "Embora Santa Cruz ainda esteja em uma situação mais confortável, se comparado com outros municípios, é um trabalho preventivo que precisamos fazer. O poder público está fazendo sua parte mas a participação da comunidade é fundamental para combatermos a proliferação do Aedes", disse.
Neste domingo (3), Agentes de Endemias realizaram mais uma ação. Na Praça da Bandeira, distribuíram material informativo e passaram orientações aos frequentadores do local.
Cronograma:
- Segunda e terça-feira: Bairro Ana Nery
- Quarta e quinta: Bairro Pedreira
- Sexta e sábado: Bairro Faxinal Menino Deus
Notícias relacionadas
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira