Geral

Diocese de Santa Cruz do Sul realiza o 25º Encontro de Ex-seminaristas

Publicado em: 03 de março de 2018 às 18:56 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 20:36
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Luís Carlos Dhiel/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorre no Seminário São João Batista, que completa 50 anos de fundação

    O sábado (3) é de realização do 25º Encontro de ex-seminaristas da Diocese de Santa Cruz do Sul. O evento ocorre no Seminário São João Batista de Linha Santa Cruz, que em 2018 completa 50 anos de fundação. O encontro conta com a presença do bispo diocesano Dom Aloísio e do bispo de Bagé, Dom Gilio Felício, que tiveram a formação no local, além de padres, ex-seminaristas e familiares de todo o Estado e fora dele, como São Paulo, Mato Grosso e Paraná. O prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, também ex-seminarista, participou do encontro.

    Além da missa, jantar festivo, e a tradicional partida de futebol, será exibido um documentário sobre as cinco décadas de atuação do espaço.

    Reformas

    No ano do seu jubileu, o seminário recebeu diversas reformas na estrutura. Cozinha,dormitórios, capela e áreas de convivência foram ampliados, já que cerca de 39 mil pessoas passam anualmente pelo local. Outro projeto é o Santuário da Cruz em que uma equipe de arquiteto e paisagista trabalha na iniciativa. 

    Seminário São João Batista

    Fundado em 1968, destinava-se ao aprendizado de 2º Grau para os seminaristas, até o ano de 1970, quando iniciou o curso de Filosofia que permaneceu no local até 1980. Em 1981, após concluírem o 2º Grau, os seminaristas passaram a cursar no Seminário o Propedeutico (Curso de Formação Religiosa, Cultural, Afetiva, Humana e Espiritual).

    O seminário disponibiliza apartamentos climatizados que podem abrigar, confortavelmente, até 150 hóspedes. São disponibilizadas três refeições diárias em um refeitório com capacidade para 300 pessoas, além de sala para eventos climatizada, que abriga até 200 usuários.

    No local está instalada a Escola Família Agrícola e está sendo criado o Centro de Formação Multifuncional. Também encontra-se em andamento o projeto do Santuário da Santa Cruz.