Região

Abertura da colheita de oliveiras é realizada em Pantano Grande

Publicado em: 03 de março de 2018 às 14:59 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 20:36
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Emater
  • Foto: divulgação
    compartilhe essa matéria

    A meta prevista era de 3 mil hectares até o final de 2018, a qual já foi superada em 2017

    Neste ano, a abertura de colheita das oliveiras inovou ao contar com, além das tradicionais falas de autoridades e técnicos e vista à plantação, um Dia de Campo, 20 expositores de azeites, mudas, máquinas e equipamentos. O evento ocorreu na tarde de sexta-feira (2), na propriedade de sete hectares do produtor rural Fernando Schwanke, em Pantano Grande. 

    A solenidade contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, que apresentou dados do cadastro olivícula feito em parceria pela Seapi e Emater/RS-Ascar. "A meta prevista no Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura era de 3 mil hectares até o final de 2018, a qual já foi superada em 2017, sendo que contamos com 145 produtores cultivando azeitonas em 3.464 hectares", comemorou. 

    De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, está prevista uma produção de 70 mil litros de azeite nesta safra, somente aqui no Estado, sendo 170 mil litros em todo o Brasil, país que consome 80 mil toneladas de azeitonas por ano. "A Emater apoia o programa atuando no cadastro dos produtores, capacitando técnicos e agricultores, atuando na divulgação do mesmo com o objetivo de gerar renda e sucessão familiar com esta alternativa para a metade Sul, em regiões de menor índice pluviométrico e solo mais arenoso, adequado para o cultivo da oliveira".