A meta prevista era de 3 mil hectares até o final de 2018, a qual já foi superada em 2017
Neste ano, a abertura de colheita das oliveiras inovou ao contar com, além das tradicionais falas de autoridades e técnicos e vista à plantação, um Dia de Campo, 20 expositores de azeites, mudas, máquinas e equipamentos. O evento ocorreu na tarde de sexta-feira (2), na propriedade de sete hectares do produtor rural Fernando Schwanke, em Pantano Grande.
A solenidade contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, que apresentou dados do cadastro olivícula feito em parceria pela Seapi e Emater/RS-Ascar. "A meta prevista no Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura era de 3 mil hectares até o final de 2018, a qual já foi superada em 2017, sendo que contamos com 145 produtores cultivando azeitonas em 3.464 hectares", comemorou.
De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, está prevista uma produção de 70 mil litros de azeite nesta safra, somente aqui no Estado, sendo 170 mil litros em todo o Brasil, país que consome 80 mil toneladas de azeitonas por ano. "A Emater apoia o programa atuando no cadastro dos produtores, capacitando técnicos e agricultores, atuando na divulgação do mesmo com o objetivo de gerar renda e sucessão familiar com esta alternativa para a metade Sul, em regiões de menor índice pluviométrico e solo mais arenoso, adequado para o cultivo da oliveira".
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade