Polícia

Prefeitura de Santa Cruz vai intensificar fiscalização de motos com escapamento adulterado

Publicado em: 03 de fevereiro de 2025 às 07:48
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Imagem ilustrativa | Foto: Freepik/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Secretário de Segurança e Trânsito falou sobre o tema em entrevista concedida à Arauto News

    Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News 89,9 FM, o secretário de Segurança e Trânsito de Santa Cruz do Sul, Reginaldo Martins Brito de Campos, compartilhou um panorama sobre as ações e desafios enfrentados no primeiro mês à frente da pasta. Entre as diversas demandas da comunidade, um dos temas que mais tem gerado insatisfação é o barulho excessivo causado pelas motocicletas, especialmente nos finais de semana.

    Para combater esse problema, a cidade iniciou a Operação Sossego Público, uma parceria entre a Guarda Municipal e de Trânsito com a Brigada Militar. A operação visa coibir práticas que geram incômodos à população, como a utilização de escapamentos irregulares em motos. O secretário revelou que a ação já foi implementada em abordagens no período noturno, com foco na embriaguez ao volante e na redução do barulho provocado por esses veículos.

    “Esse barulho constante é algo que afeta diretamente o direito das pessoas de descansar. Estamos fazendo esse trabalho, e ele vai continuar”, afirmou Reginaldo Campos. Ele explicou que muitas queixas chegam à prefeitura, com moradores relatando dificuldades para dormir devido ao ruído das motos, principalmente nas áreas mais movimentadas da cidade.

    Além das abordagens educativas e preventivas, o secretário também destacou a importância de um diálogo com os motofretistas e motoboys que atuam em Santa Cruz do Sul. “Temos conversado com lideranças dessa categoria para buscar soluções que atendam tanto à necessidade de trabalho quanto ao respeito à tranquilidade pública”, completou.

    O objetivo da administração municipal é, inicialmente, trabalhar com a educação e conscientização dos motociclistas sobre os impactos dos escapamentos ruidosos. Em um segundo momento, a fiscalização será intensificada. O secretário finalizou dizendo que o projeto para regulamentação mais rigorosa dos escapamentos de motos já está em fase de estudo e execução, com a expectativa de que, em breve, medidas mais eficazes sejam aplicadas para solucionar a questão.

    Leia também