Política

Suplentes assumem vagas deixadas por ministros do governo Lula

Publicado em: 03 de fevereiro de 2023 às 14:01 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:19
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Pedro França/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Eles iniciaram o mandato no Senado Federal nesta sexta-feira

    Os quatro suplentes dos senadores que compõe a equipe ministerial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já assumiram os mandatos na Casa.

    Ana Paula Lobato (PSB) entrou no lugar de Flávio Dino (PSB), ministro da Justiça e Segurança Pública; Augusta Brito (PT) substitui Camilo Santana (PT), ministro da Educação; e Fernando Farias (MDB) assume a vaga de Renan Filho (MDB), novo ministro dos Transportes.

    A única suplente que não é estreante é Margareth Buzetti (PSD), que assume a vaga do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD). Ela já havia substituído o parlamentar no ano passado e agora reassume com a nomeação de Fávaro para governo Lula.

    Bandeiras

    Ana Paula Lobato, de 37 anos, é a mais jovem senadora da Casa. Ela pretende dedicar o mandato a causas ligadas às mulheres, à saúde e à educação.

    Já Augusta Brito, 46 anos, disse que vai trabalhar em conjunto com o governo Lula no combate à pobreza e às desigualdades sociais. Ela destacou a importância da atuação em favor das energias renováveis, como eólica e solar. Enfermeira, é também vice-prefeita de Pinheiro, município da Baixada Maranhense.

    O empresário Fenando Farias, 70 anos, nunca ocupou cargo político. Atua no ramo de produção de açúcar, álcool, aguardente e bioeletricidade, gerada a partir da moagem do bagaço de cana.