Esportes

Na prorrogação, UniCo supera o Cerrado e volta a vencer no NBB

Publicado em: 03 de fevereiro de 2023 às 06:30 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:18
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Mateus Tourinho/Ascom Cerrado
    compartilhe essa matéria

    Com grandes atuações de Augusto e Simms, equipe de Santa Cruz levou a melhor por 107 x 99

    Vitória gigante. Em um jogo emocionante, o União Corinthians voltou a vencer pelo Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023. Jogando contra o Cerrado, em Brasília, a equipe de Santa Cruz do Sul levou a melhor em duelo que teve direito à prorrogação: 107 x 99 (25×26;22×20;19×17;22×25;11×19). A próxima partida será novamente na Capital Federal, contra o Brasília, no sábado, 4, a partir das 18 horas.

    Sem Enzo Ruiz fora da temporada com lesão no ombro, Athos Calderaro mandou à quadra o quinteto titular com Aguerre, Simms, Teichmann, Augusto e Vithinho. Augusto foi o grande nome do jogo. Em sua maior exibição na carreira, o armador anotou um duplo-duplo, com 33 pontos e 10 rebotes. O ala Simms também teve destaque, com 28 pontos e cinco assistências. Do lado do Cerrado, Ruan foi o melhor em quadra, com 25 pontos e 10 rebotes.

    O primeiro período foi marcado pelo bom aproveitamento das equipes na zona de três pontos, com os ataques prevalecendo em relação às defesas. Tanto o União Corinthians quanto o Cerrado Basquete tiveram destaque na pontuação de fora do garrafão. Melhor para o UniCo, que contou com cestas de Vithinho, Simms e Augusto pra terminar o primeiro período na frente: 25 x 26.

    O segundo período não começou bem para a equipe santa-cruzense. Precisando rodar o time em função do desgaste, o técnico Athos Calderaro viu o Cerrado tomar a frente, muito em função do grande aproveitamento nos rebotes ofensivos e defensivos. Enfrentando também dificuldades para armar jogadas de ataque, o União Corinthians demorou mais de três minutos para conseguir os primeiros pontos. Porém, a partir daí, o UniCo voltou para o jogo, equilibrando a partida até o final. Mais truncado, o quarto terminou com pequena vantagem para os donos da casa: 47 x 46.

    O terceiro quarto iniciou melhor para as defesas. A forte marcação de ambos os lados se sobressaiu em relação às jogadas de ataque. Depois, porém, a grande atuação do pivô Ruan acabou fazendo a diferença para o Cerrado, que conseguiu ampliar a vantagem fechando o período na frente: 66×63.

    Empurrado pela torcida, o Cerrado iniciou o quarto e último período abrindo boa vantagem no placar. Mas o União Corinthians não se intimidou e com grandes jogadas de Simms e Augusto, a equipe de Santa Cruz fez a partida esquentar, tomando a frente do marcador e deixando o final do jogo emocionante. Faltando cinco segundos para o final, com a partida empatada, Aguerre teve a chance dentro do garrafão, mas a bola não caiu e o jogo foi pra prorrogação.

    E na prorrogação, o trabalho sólido no ataque e na defesa uniu-se à raça. Assim, contando também com um inspirado Augusto, o União Corinthians levou a melhor: 107×99.