Associações são modelo de aprendizagem do espírito cooperativista, com foco na liderança e no protagonismo juvenil
Unidos para conquistar seus objetivos, os estudantes de Passo do Sobrado comemoraram nesta sexta-feira, 1º, a fundação das Cooperativas Escolares Sol do Amanhã, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Antônio de Borba Filho, da localidade de Taquari Mirim, e Feito à Mãos, da Emef José de Anchieta, de Potreiro Grande. As associações são um modelo de aprendizagem do espírito cooperativista, com foco na liderança e no protagonismo juvenil, que tem o incentivo da Sicredi Vale do Rio Pardo, por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV) que, em 2017, completou 10 anos no município.
O presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, falou sobre a missão da instituição financeira cooperativa em apoiar o desenvolvimento de pessoas. “Este momento é muito importante, pois nos faz reacender a esperança de um mundo melhor. Juntos nós podemos muito mais”, ressaltou. O prefeito de Passo do Sobrado, Hélio Olímpio de Queiroz, agradeceu a parceria e se mostrou contente com a conscientização dos alunos de que é preciso fazer as coisas de outra maneira. A secretária municipal de Educação, Liziane Madsen Etges, mencionou que, desde o início, esteve envolvida com o programa no município, percebendo a evolução que ele proporcionou.
Conforme a coordenadora do Programa A União Faz a Vida da Sicredi VRP, Fabiana Bartholomay, este foi um ano de muita dedicação e estudo para concretizar a fundação das cooperativas escolares. “Os valores de cooperação e cidadania foram desenvolvidos de maneira intensa pelos estudantes. Desta forma, ganham as escolas e a comunidade”, salientou. Nas ocasiões ainda estiveram presentes a diretoria, gerentes e conselheiros da cooperativa financeira; autoridades; representantes das cooperativas escolares Brotando da Terra, Semeando Sonhos e Verde Vale; direção e professores dos educandários; pais e comunidade.
SOL DO AMANHÃ
A Cooperativa Escolar Sol do Amanhã tem como objetos de aprendizagem a horta escolar e artesanato, com a confecção de pulseiras e capas de cadernos. “Tenho certeza que com o nosso grupo cooperando junto, nós vamos chegar muito longe”, destacou a estudante do 8º ano da Emef Franscico Antônio de Borba Filho, Samanta Port, que preside a cooperativa junto com a vice-presidente Heloíza Zinn Dettemborn. A vice-diretora do educandário e orientadora do grupo, Alésia Kroth, destacou que os alunos estiveram sempre comprometidos com a cooperativa e com a escola. “A nossa cooperativa será um orgulho para o programa e para Passo do Sobrado”, frisou.
FEITO À MÃOS
Os objetos de aprendizagem da Cooperativa Escolar Feito à Mãos são oficina teatral, horta escolar, biscuit e produção de pães, cucas e bolachas. “Este foi um ano de muito aprendizado, que a gente vai levar para a vida toda. Quero que a cooperativa cresça cada vez mais”, disse a estudante do 6º ano da Escola José de Anchieta, Gabrielly Luísa Preuss, que é presidente da Feito à Mãos e tem como vice Mirela Kauffmann. As professoras e orientadoras do grupo, France Severo Py e Tatiane Bittencourt, agradeceram ao Programa A União Faz a Vida e a todos que tornaram a fundação possível. “Desejamos uma evolução constante e, que, em 2018, possamos desenvolver nosso plano de ação, que inclui nossos outros objetos de aprendizagem”.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade