Temporal danificou plantações de tabaco nos três estados do Sul
Os prejuízos causados pelo temporal da tarde desse domingo (1º) ainda são contabilizados. No que se refere às plantações de tabaco, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) vem recebendo aviso de incidência de granizo acompanhado de vento de produtores dos três estados do Sul. Até por volta das 9 horas dessa segunda-feira (2) já eram 759 avisos ao sistema mutualista.
Conforme o coordenador de pesquisa e estatística da Afubra, Alexandre Paloschi, a expectativa é que o número ainda aumente ao longo do dia, uma vez que contatos de produtores ainda são recebidos. Os pedidos de ajuda ao seguro são de diversas localidades, mas as regiões mais atingidas são Candelária, atingindo também Arroio do Tigre e Sobradinho; Venâncio Aires, Rio Pardo, Vera Cruz e São Miguel do Oeste. O mapeamento dessas localidades ainda está sendo realizado para, no início desta tarde, deslocar os avaliadores para as lavouras. "Estamos trabalhando para deslocar a maior quantidade de avaliadores possível para atender o quanto antes esses produtores e amenizar os prejuízos", frisa Paloschi. Na maior parte das regiões atingidas, especialmente no baixo Vale do Rio Pardo, as lavouras de fumo já estavam capadas, quase prontas para a primeira colheita.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal teve incidência de ventos de até 86 quilômetros por hora em Rio Pardo, sendo a intensidade mais forte registrada na tarde de ontem.
Notícias relacionadas
Rotaract Clubs integram jovens em Olimpíada Distrital
Inspirado na tradição gincaneira de Vera Cruz, evento reuniu cerca de 70 jovens de diversas localidades do Rio Grande do Sul
Assinados contratos para projetos de macrodrenagem em bacias de Santa Cruz
Serão beneficiados os bairros Várzea, Centro e Santo Inácio
Grupo Arauto participa do Google News Summit Brasil
Encontro realizado em São Paulo integra profissionais do país com o time Google, que apresenta novidades para o ecossistema de notícias
IFSul Venâncio Aires realiza obra para melhorar a infraestrutura
Investimento é oriundo de recurso extraordinário do período de calamidade pública