Cultura e Entretenimento

Cerca de 9 mil livros são comercializados na 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires

Publicado em: 02 de setembro de 2024 às 11:54
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Marco Doesse/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Programação foi encerrada neste domingo, com a participação da Patrona Eleonora Medeiros

    A 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires encerrou neste domingo (1º) com uma avaliação positiva dos organizadores. O evento literário, que começou no dia 29 de agosto, foi realizado, mais uma vez, no Parque do Chimarrão.

    Foto: Marco Doesse/Grupo Arauto

    Conforme estimativa da gerente do Sesc local, Diane Lacerda Araújo, mais de 15 mil pessoas visitaram a Feira e aproximadamente 9 mil livros foram comercializados. Neste ano, a programação literária teve como patrona a escritora e contadora de histórias Eleonora Medeiros e (Re)construindo memórias e histórias como tema.

    Conforme Diane, dez livrarias estiveram instaladas no Parque do Chimarrão divulgando e comercializando títulos. “Nós tivemos um crescimento em relação a 2023. Estamos muito satisfeitos com os resultados, visto que é uma feira em mais um ano atípico, onde as enchentes prejudicaram muito a nossa região. E mesmo assim, nós optamos por realizar uma feira e principalmente por isso, porque além dos livreiros, os artistas e a comunidade em geral precisa e merece um evento como esse, que movimenta a economia, a cultura e estimula a alegria”, salienta

    Leia também

    Ela destaca que a comissão organizadora visitou todos os livreiros e espaços instalados na Feira e a grande maioria ficou satisfeito com o evento. “O ambiente do parque, a feira de rua, ela é muito mais bonita, convidativa, atrativa. Nós tivemos uma rua literária, onde foram dez livreiros, cinco de cada lado, e as pessoas puderam circular livremente por ali, respirar esse ar de cultura e literatura nos espaços. O palco também, nós contamos com uma diversidade cultural nas apresentações, música, circuito, artes cênicas, contação de histórias e sessões de autógrafos.”

    Porém, segundo Diane, algumas mudanças já estão sendo analisadas e devem entrar em vigor na próxima edição da feira. O principal ponto, de acordo com a gerente do Sesc Venâncio Aires, é com relação as atrações e atividades no período noturno. “À noite nós não temos muito público. Então, para a próxima, nós vamos aproximar mais a programação do horário diurno até a noitinha. Isso já vem em alguns testes que nós viemos fazendo nos últimos anos. O público da noite realmente não é o público da feira, mas então vamos nos adaptando em relação a isso”, reforça.

    Diante adianta que a 26ª edição da Feira do Livro já começou a ser pensada e os pontos que precisam de melhorias irão ganhar atenção redobrada. Além do evento literário, quem foi até o Parque do Chimarrão pôde prestigiar a 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), realizada nos dias 29 e 30 de agosto.

    Confira as últimas notícias