Geral

Biometria atinge 27,26% dos eleitores em Vera Cruz

Publicado em: 02 de setembro de 2017 às 07:06 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:53
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Atualização deve ser feita no Cartório Eleitoral em Santa Cruz do Sul

    O cadastramento biométrico para a população de Vera Cruz já vem sendo feito desde o dia 1º de agosto, no Cartório Eleitoral em Santa Cruz do Sul. De lá para cá, dos 19.528 eleitores, apenas 5.323 atualizaram  para a nova sistemática, o que representa 27,26%. O número é considerado abaixo do esperado, tendo em vista que desde maio de 2013, quando chegaram os equipamentos, todo o atendimento é feito com biometria, conforme avalia o chefe da unidade, Luiz Claudio Costa.

    Ainda segundo Costa, a média, hoje, de eleitores que procuram o Cartório Eleitoral é de cerca de 60 por dia. “O ideal seria em torno de 100”, aponta. Apesar do chamamento para que os eleitores façam o cadastro biométrico ter um cronograma de acordo com a sessão de votação, Costa diz que o eleitor que procurar a unidade antes do período será atendido. “O cronograma serve para que tenhamos organização, mas nada impede que, ao passar por Santa Cruz ou em frente ao cartório não possa fazer. Pelo contrário, com os documentos necessários em mãos, em, no máximo 10 minutos, o eleitor sairá com a biometria feita e o título atualizado em mãos”, explica.

    BIOMETRIA FEITA 
    Aproveitando a carona de uma vizinha, a vera-cruzense Ruth Liane Raaschen, de 66 anos, não pensou duas vezes e foi até o Cartório Eleitoral na tarde de terça-feira, dia 28 de agosto. Moradora do centro, Ruth conta que achou muito fácil fazer o recadastramento biométrico. “Minha filha e meu marido já tinham vindo e falaram que era rápido. Além de ser ligeiro é simples, não há com o que se preocupar ou ter medo”, sublinha. A proprietária de uma floricultura na cidade diz que está pronta para a próxima eleição.

    O QUE É PRECISO PARA FAZER A BIOMETRIA?
    O eleitor precisa levar o título (se ainda o tiver), documento original com foto e o comprovante de residência no seu nome ou dos pais. Este comprovante pode ser conta de água ou luz, escritura, bloco de produtor,  carteira de trabalho assinada por empresa de Vera Cruz, carro registrado em Vera Cruz ou ainda declaração de outra pessoa afirmando que o eleitor mora na sua residência.

    A atualização deve ser feita no Cartório Eleitoral em Santa Cruz do Sul, na rua Ernesto Alves, nº 760. O atendimento é das 12 às 19 horas. 

    Confira a matéria completa na edição deste sábado do Jornal Arauto.