Assembleia conjunta entre o Cisvale, Amvarp e Amvat ocorreu nesta sexta-feira, em Venâncio Aires
O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) teve a sua atuação destacada durante a assembleia conjunta das Associações dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Vale do Taquari (Amvat), realizada na manhã desta sexta-feira, 2. O evento, parte da programação da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), foi realizado no Parque do Chimarrão, na presença de prefeitos e lideranças das duas regiões. Em sua manifestação, o presidente da Amvat, Sidinei Moisés de Freitas, do município de Sério, destacou a atuação do consórcio após a tragédia do clima de maio do ano passado.
Conforme o presidente do Cisvale, Gilson Becker, atualmente, o consórcio trabalha em duas frentes: na captação constante de recursos por meio de editais de financiamentos públicos e na atualização de dados e informações para aquisição e instalação de equipamentos e dispositivos doados para o monitoramento do clima. “Hoje trouxemos aqui o panorama dos nossos projetos e as formas de captação de recursos implementadas para a condução destas atividades. São propostas que somadas ultrapassam os R$ 79 milhões de investimento, focando na capacidade de adaptação e resiliência climática de nossa região”, disse.
A diretora executiva do Cisvale Léa Vargas apresentou o portfólio de projetos e o andamento das iniciativas criadas pelo Comitê Pró-Clima. De acordo com ela, algumas ações em fase de licitação – como a aquisição de recursos para a Defesa Civil da região – por meio da doação da empresa JTI, passaram pela avaliação dos coordenadores dos municípios da região. “Uma delas é a substituição dos botes de resgate por barcos rígidos com reboque, justamente porque a geografia de nossos rios mostra um terreno rochoso, assim como a necessidade, em situações de cheias, de entrar com as embarcações dentro da área urbana das cidades”, justifica.
Durante a exposição do Cisvale, os prefeitos das duas regiões tiveram acesso aos seis projetos criados pelo Comitê, ações de socorro, como o PIX Solidário, e todo o escopo técnico e científico empregado na região por meio das parcerias firmadas pelo Cisvale.
Em seu pronunciamento, o presidente da Amvap ressaltou a importância do trabalho executado pelo Cisvale, na criação do Comitê Pró-Clima e o impacto das ações já implementadas em nível regional. “Em um encontro, realizado na última semana, ouvimos elogios do promotor de Justiça Sérgio Diefenback, de Lajeado. Ele elogiou muito o trabalho do Cisvale e agora é a nossa vez de darmos os ‘parabéns’ ao prefeito Gilson e sua equipe”, ressalta o prefeito do município de Sério, no Vale do Taquari.
Notícias relacionadas

Decisão da CGU pode impactar atividades da associação dos aposentados em Santa Cruz
Uma das atingidas é a Apopesc; o grupo pode ter seus serviços comprometidos por conta da queda na arrecadação

Venâncio representa Região dos Vales em evento nacional sobre educação
Objetivo do Bett Brasil é debater tendências, compartilhar soluções e fomentar conexões que impulsionem a transformação educacional

Amvarp quer maior agilidade em obras na RSC-287
Em assembleia, o presidente reforçou o compromisso da entidade com a fiscalização na concessão da rodovia

Rádio Revista – Jordana Durante, Dançarina e Instrutora
Oficinas de danças gaúchas estão com inscrições abertas em Santa Cruz. Para todos os níveis e idades, terças das 19h30 às 21 horas. Aulas gratuitas começaram no dia 29 de abril no Coworking Cultural. Atividade com recursos do Funcultura.