Cultura e Entretenimento

Escola do Chimarrão projeta distribuir mais de 1 tonelada de erva-mate durante a Fenachim

Publicado em: 02 de maio de 2025 às 07:49
  • Por
    Mônica da Cruz
  • 36 modelos estão à disposição para visitantes conhecerem | Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Festividade segue até 11 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão

    A 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) iniciou nessa quinta-feira (1º), no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. Além das atrações artísticas e culturais, a festividade se destaca pela presença da Escola do Chimarrão, localizada junto ao Espaço Chimarródromo. Nesta edição, a entidade estima que mais de uma tonelada de erva-mate será distribuída durante a programação.

    O produto está disponível no estande das duas ervateiras do município, Elacy e Madrugada. Além de poder preparar o símbolo da festividade venâncio-airense, os visitantes podem conhecer os modelos e as formas de preparo. “É tudo que precisamos, porque o chimarrão é a estrela da festa”, destaca a secretária-executiva da Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger Pastore.

    Segundo ela, a distribuição de erva-mate deve superar as edições anteriores. “Temos uma previsão do tempo favorável e que deve seguir até o encerramento da Fenachim, além disso temos uma expectativa de público muito boa. Isso tudo deve colaborar.”

    Rejane destaca que além de atender os visitantes, a Escola do Chimarrão atende os expositores e os profissionais envolvidos na realização da festividade. “Como sempre reforçamos, é só trazer a cuia, que a erva-mate é por nossa conta e não vai faltar”, reforça o trio de soberanas, rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Ana Flávia Dornelles e Larissa Almeida Maciel.

    A 17ª Festa Nacional do Chimarrão ocorre até domingo (4) e depois de 7 a 11 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires.

    Leia também