Iniciativa está em sua terceira edição no município
Para debater e destacar a saúde mental das mães, a Campanha Nacional Maio Furta-cor terá ações em Santa Cruz do Sul, que neste ano chega à sua 3ª edição no município. Ao longo do mês, haverá programação especial com lives, palestras e ações organizadas em parceria com o município e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, as representantes locais da campanha, a psicologa perinatal Cassia Reckziege, e a educadora parental Adriane Waechter, explicaram que a iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à saúde mental materna e no período perinatal, um tema ainda cercado de silêncio e tabus, mas que precisa ser olhado com atenção. Segundo elas, é um momento da vida repleto de amor, sim — mas também de desafios emocionais, cobranças e vulnerabilidades, que precisam ser acolhidos para que mães e bebês possam viver com mais saúde e dignidade.
Na programação, estão previstas transmissões ao vivo duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, ao longo de todo o mês. Neste ano, no entanto, a iniciativa ganha um novo reforço com a ampliação das ações para além do ambiente virtual, envolvendo unidades de saúde e outros espaços públicos do município que oferecem atendimento e acolhimento às mulheres. Em parceria com a Procuradoria da Mulher, serão realizadas atividades presenciais em grupos do CRAS e com gestantes, em articulação com as áreas social e de saúde.
Estão sendo planejadas ainda capacitações voltadas a profissionais que atuam diretamente no cuidado das mulheres. Um dos pontos altos da programação será o evento do dia 24, às 15h, na Praça da Bandeira, com a proposta de levar o debate para as ruas e aproximar a população do tema.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo instagram no perfil @ondafurtacor_santacruz, assim como a agenda completa de ações online e presenciais.
Notícias relacionadas

Venâncio representa Região dos Vales em evento nacional sobre educação
Objetivo do Bett Brasil é debater tendências, compartilhar soluções e fomentar conexões que impulsionem a transformação educacional

Vale do Taquari reconhece papel do Cisvale por meio do Pró-Clima
Assembleia conjunta entre o Cisvale, Amvarp e Amvat ocorreu nesta sexta-feira, em Venâncio Aires

Amvarp quer maior agilidade em obras na RSC-287
Em assembleia, o presidente reforçou o compromisso da entidade com a fiscalização na concessão da rodovia

Rádio Revista – Jordana Durante, Dançarina e Instrutora
Oficinas de danças gaúchas estão com inscrições abertas em Santa Cruz. Para todos os níveis e idades, terças das 19h30 às 21 horas. Aulas gratuitas começaram no dia 29 de abril no Coworking Cultural. Atividade com recursos do Funcultura.