VENÂNCIO AIRES

Abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar marca a valorização do setor rural na Fenachim

Publicado em: 02 de maio de 2025 às 17:30
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    O espaço, que reúne dezenas de expositores da região, destaca a importância da produção local para a economia

    A 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) realizou a abertura à visitação pública do tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar nesta sexta-feira, 2. O espaço, que reúne dezenas de expositores de Venâncio Aires e região, celebra a força do campo e destaca a importância da produção local para a economia e para a cultura.

    Com uma variedade de produtos coloniais, como embutidos, queijos, pães caseiros, geleias, hortifrúti e artesanatos, o pavilhão oferece aos visitantes uma experiência autêntica e saborosa, conectando o público urbano com os saberes e sabores do interior. Os itens são produzidos por agricultores familiares, que têm na Fenachim uma vitrine para divulgar e comercializar seus produtos.

    Durante a cerimônia de abertura, representantes da organização da festa, autoridades municipais e estaduais, e lideranças rurais reforçaram o papel estratégico da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável da região. O coordenador, Vicente Finn, salientou que o espaço é aconchegante para produtores e visitantes. “Traz um aspecto de bem-estar para quem vem comprar os produtos da agricultura familiar. Isso vai incentivando o agricultor a ele se sentir bem neste espaço e aos consumidores que vem adquirir os produtos”, destacou.

    A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Cooprova, entidades ligadas ao setor agropecuário. Já o prefeito Jarbas da Rosa destacou a representatividade da agricultura no município. “O assunto quando se fala em agricultura, diversificação, nossas agroindústrias, nosso artesanato, ele é tão importante para Venâncio Aires que representa 30% da nossa economia que mostra que a união das nossas entidades”, ressaltou.

    A presença do pavilhão na Fenachim reforça o compromisso do evento com a valorização da cultura local, da economia solidária e da agricultura sustentável. O pavilhão permanecerá aberto ao público durante todos os dias do evento, com entrada gratuita, em horário paralelo à programação geral da festa.