Tempo do Epa

  • Por
    Carolina Almeida
  • Tempo do Epa

    A canoa virou…

    Publicado em: 02 de maio de 2025 às 08:27
    KAIMANA NOS BASTIDORES DA TAREFA-FOTO QUE AFUNDOU | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    A tarefa em 1991 exigia integrantes vestidos de terno e gravata, numa canoa em um rio, lagoa ou açude, para registro da fotografia

    Como diria a música infantil: a canoa virou, pois deixaram ela virar… O Epa entrou no clima da Gincana, considerando que falta um mês para a maior disputa de Vera Cruz, e resolveu resgatar uma boa imagem, da edição de 1991. A foto é da equipe Kaimana, que já não está mais em atividade, mas deixa um legado gigantesco para a história das gincanas.

    FOTO OFICIAL DA KAIMANA EM 1991 | DIVULGAÇÃO

    Pois a tarefa em questão exigia integrantes vestidos de terno e gravata, numa canoa em um rio, lagoa ou açude, para a tradicional tarefa da fotografia. Duas equipes, a Comando Abutre e a Kaimana, narraram no livro das gincanas, publicado em 2013, que a canoa virou, como lembra a canção. No caso da Kaimana, a canoa foi afundando e cada integrante que ia subindo, ia entrando na água. Daquelas histórias que geram um misto de pânico e muita diversão. Gargalhada na certa.

    Essa tarefa foi reeditada na gincana de 2011, ocasião em que as equipes tiveram que montar um luau havaiano sobre uma jangada ou plataforma flutuante. Essa estrutura, no entanto, deveria estar a uma distância mínima de dois metros da margem de um rio, açude ou lago. Desta vez, ninguém caiu.