O Rio Taquari, no Vale do Taquari, alcançou 32,10 metros em Estrela, na madrugada desta quinta-feira (2). A última medição é das 4h. Já em Lajeado, em uma régua improvisada na sede da Prefeitura – uma vez que não há mais acesso às oficiais e que chegavam apenas até 29,92 metros, a marca até então histórica -, o nível chegou a 31,60 metros, às 4h30min.
Com estes dados, o Vale do Taquari registra a maior enchente de sua história. Os dados, ainda preliminares, já que o nível do rio ainda segue subindo, mostram o cenário de calamidade enfrentado na região. Muitos municípios estão isolados, devidos a queda de barreiras, deslizamentos de terras ou interdições de rodovias por questões estruturais ou de segurança.
A BR-386, que liga Lajeado a Estrela foi interrompida em dois pontos ainda na noite dessa quarta-feira (1º). Outras vias de acesso também foram bloqueadas.
Em Venâncio Aires, município que fica entre o Vale do Taquari e Rio Pardo, a marca também será histórica. Isso porque, a água do Rio Taquari desce até o município e chega a região de Vila Mariante e outros distritos do interior.
A Administração Municipal, conforme o prefeito Jarbas da Rosa, se preparava para cota de inundação de 32 metros e uma situação muito pior do que a registrada em setembro do ano passado.
Notícias relacionadas
Cristiano Rosa: da música à fotografia
Natural de Rio Pardo, o profissional tocou 10 anos com sua dupla sertaneja em São Paulo
Torcida Organizada – Arauto News – 26/12/2024
Sondagens por Enner Valencia e Gustavo Quinteros deve assumir o Grêmio / Participantes: Nícolas da Silva, Bianca Mallmann, Sandro Viana e Kássia Machado
Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
Ferramenta poderá ser acessada pela conta Gov.br
Rádio Revista – Tatiane Jahn Lopes, Diretora da Escola José Ferrugem
Piquenique Literário promove interação com os livros na Emef José Ferrugem.