Nesta quarta-feira, o deputado Heitor Schuch recebeu na Câmara representantes do banco para discutir a situação
Nesta quarta-feira (2), o deputado Heitor Schuch (PSB) recebeu na Câmara representantes do Banco Central para discutir a situação do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), cujas novas regras estão impossibilitando o acesso dos agricultores ao programa. Também participaram da reunião, solicitada pelo próprio Bacen, o presidente e o vice da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FetagRS), Carlos Joel da Silva e Eugênio Zanetti, e o deputado estadual Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária da Assembleia Legislativa.
Como encaminhamento da discussão, foi criado um grupo de trabalho dedicado à construção de um acordo que englobe as regras propostas pelo banco e as condições previstas nos dois projetos protocolados pelo deputado Heitor Schuch a respeito do Proagro. “É uma tentativa, mas se não chegarmos a um consenso não vamos retroceder um milímetro no que estamos propondo. O Proagro precisa voltar a atender efetivamente os agricultores familiares. Mas considero já um avanço o Banco Central nos procurar e reconhecer a importância de aprimorar essa importante política de apoio ao setor”, afirma Schuch.
Os projetos protocolados:
O deputado Heitor Schuch protocolou dois projetos importantes relacionados ao Proagro: um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) e um Projeto de Lei (PL). O PDL tem como objetivo suspender as resoluções do Banco Central que dificultam o acesso dos agricultores ao Proagro, garantindo assim que os pequenos produtores possam contar com a proteção necessária em caso de perdas. Já o PL propõe mudanças estruturais no programa, incluindo o fim da obrigatoriedade da inclusão dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como pré-requisito para adesão ao Proagro. Essas medidas visam não apenas facilitar o acesso ao programa, mas também promover práticas agrícolas sustentáveis e responsáveis entre os agricultores familiares.
Notícias relacionadas

Governo Federal reconhece situação de emergência de Rio Pardo devido à estiagem
Cidade histórica tem prejuízo estimado com a seca em R$ 200 milhões

Palestra destaca potencial do turismo rural para produtores venâncio-airenses
Objetivo foi introduzir o serviço como uma nova fonte de renda e oportunidade de desenvolvimento para as propriedades da região

Produtores rurais podem retirar a guia de pagamento do programa troca-troca de sementes de milho
Em 2024, foram 511 sacos entregues para 219 produtores beneficiados

Organização da Expoagro aponta poeira em estrada secundária e estacionamento como pontos a serem melhorados
Prioridades foram destacadas pelo coordenador do evento, Marco Antônio Dornelles, em entrevista à Arauto News