Acadêmicos de Engenharia desenvolveram um veículo off-road, para competir com outras universidades em provas dinâmicas
A equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) irá representar o Brasil em um campeonato mundial nos Estados Unidos no próximo ano. Os acadêmicos de Engenharia da Unisc se destacaram na 29ª Competição Baja SAE Brasil, etapa nacional, garantindo sua participação no evento internacional.
Leia também: Assinatura marca início das obras de revitalização da Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo
O professor Fernando Sansone afirmou que, além do ensino teórico, o curso de Engenharia oferece oportunidades práticas por meio de programas como este, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os acadêmicos desenvolveram um veículo off-road, para competir com outras universidades em provas dinâmicas, de resistência e apresentação detalhada do projeto.
Sansone ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento de profissionais qualificados dentro das empresas e indústrias. “Eles começaram a formar essa base de mão de obra especializada, de engenharia com conhecimento. Isso demonstra como é a alta empregabilidade desses alunos, uma vez que eles têm essa experiência de formar pela Unisc e ter a participação dentro do projeto Baja”, disse.
Álan Emmel Lopes, um dos pilotos da equipe, destacou que durante o processo é avaliado o desempenho do carro e do piloto, além de quão bem o veículo é construído e se ele cumpre todo o regulamento. “Dirigir o carro é uma responsabilidade alta, tem toda uma pressão em volta da gente. O piloto tem que saber sobre todos os subsistemas do carro, mais do que os outros. Esse conhecimento que eu como piloto vou adquirindo, vai ser muito benéfico no futuro”, afirmou.
Frederico Gassen Geller, estudante do terceiro semestre e capitão da equipe de Baja da Unisc, prepara e organiza todos os detalhes antes, durante e depois de uma competição. “O Capitão é parte da gestão. Ele prepara a equipe para ter um bom resultado durante a competição”, relatou.
Para concluir, o professor Sansone salientou que esse desenvolvimento é ensinado dentro da universidade para que no futuro, quando esses estudantes forem para o mercado de trabalho, eles possam desempenhar da melhor forma as funções de um engenheiro.
Notícias relacionadas

Empossada nova diretoria e conselho da OAB Subseção Santa Cruz
Representantes assumem o triênio 2025-2027

Após mais de uma década de espera, prédio da José Mânica deve ser entregue em agosto deste ano
Previsão foi dada pelo coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, em entrevista à Arauto News

Há três décadas, Restaurante Pioneiro é referência em comida caseira e eventos em Santa Cruz
Espaço fica localizado na Sociedade Ginástica, na Rua 28 de Setembro

Prefeitura de Venâncio Aires retoma trabalhos de recuperação das nascentes do arroio Castelhano
Uma reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira