Região

Mato Leitão tem situação de emergência reconhecida pela União

Publicado em: 02 de abril de 2020 às 08:56 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:21
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Prejuízos no município devido a estiagem ultrapassam os R$10 milhões

    O município de Mato Leitão teve a situação de emergência reconhecida em portaria publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (31), devido aos prejuízo da estiagem. Os levantamentos foram encaminhados ao Governo Federal pelas Coordenadorias Regionais de Proteção de Defesa Civil (CREPDEC), divididas em várias regiões do Estado.

    O decreto municipal, com dados de prejuízos no setor primário, havia sido assinado pelo prefeito Carlos Bohn nos primeiros dias de janeiro. O quadro se agravou em março, com risco no abastecimento de água em todo o município. No dia 19, Bohn determinou racionamento de água pelo prazo de 30 dias. As associações hídricas estão autorizadas a aplicar penalidades de advertência e multa para aqueles que descumprirem diversas normas como lavar carros, calçadas, irrigar gramados, jardins, floreiras ou encher piscinas.

    Na agricultura, conforme levantamento da Secretaria da Agricultura e Emater, os prejuízos ultrapassam R$ 10 milhões, atingido diretamente quase 500 famílias em todo o Município. No Estado, são 231 municípios com decretos de situação de emergência por estiagem, conforme boletim divulgado nesta semana pela Defesa Civil. O número aproxima-se da metade do total de municípios gaúchos, 497.