Geral

Vereador Mathias Bertram propõe instalação de lixeiras subterrâneas

Publicado em: 02 de abril de 2018 às 10:08 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 08:40
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Equipamentos já são uma realidade em outras cidades do Brasil

    O vereador Mathias Bertram (PTB) ingressou com uma indicação ao Executivo para que o município passe a adotar o sistema de lixeiras subterrâneas para armazenagem de lixo. Esta matéria será votada na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 2.

    Bertram, que é o líder da oposição, salienta que o armazenamento e a coleta de lixo são problemas sérios.  “Quando despejado a céu aberto, o lixo pode poluir o meio ambiente e trazer sérios riscos à saúde humana. As cidades estão se tornando cada vez mais conscientes dos problemas relacionados aos métodos convencionais de coleta de lixo”, cita.

    De acordo com o vereador uma das soluções encontradas é a instalação de lixeiras subterrâneas. A prática já vem sendo adotada por diversas cidades no Brasil, como por exemplo, Paulínia e Campinas (SP), Salvador (BA) e Campos (RJ).  Mathias explica que a vantagem é que o sistema reduz os custos de coleta, já que há menos deslocamento de veículos para o transporte dos resíduos. Além disso, o lixo não fica exposto, evitando o mau cheiro e a presença de animais nocivos como ratos e baratas. E o container com o lixo seco é destinado para as cooperativas de reciclagem.

    Mathias Bertram quer que o Poder Executivo veja com bons olhos a indicação, para viabilizar deste sistema de coleta de lixo que, entre outras vantagens, evita ainda o entupimento de bueiros, impede a ação de eventuais depredações por vândalos e animais, que espalham os dejetos pela cidade, o que consequentemente irá reduzir também a proliferação de pestes, além dos fortes odores.