Covid 19

“Os hospitais estão fazendo algo acima das condições físicas e de recursos humanos que se tem”, afirma Mariluci Reis

Publicado em: 02 de março de 2021 às 07:22 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 13:02
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/ Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde afirma que a tendência é de que número de novos casos aumentem nos próximos dias

    O agravamento da pandemia, aumento no número de óbitos e de casos positivos de coronavírus tem preocupado muitos municípios da região. Inclusive as consequências das aglomerações registradas no período de carnaval e ainda uma maior quantidade de casos com o retorno das praias ainda devem perdurar no Vale do Rio Pardo.

    Conforme dados repassados pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, a média de casos positivos na região (incluindo os resultados de exames feitos em Lacen, farmácias, na Unisc e em laboratórios) chega de 300 a 320 por dia.

    MAIS CUIDADOS

    A coordenadora da 13ª, Mariluci Reis, destaca que o momento é preocupante, exige cuidados, bom senso e empatia. Segundo ela, quanto menos as pessoas usarem máscaras e menos fizerem a higiene, maior será a transmissão: "A transmissão agora está sendo muito rápida. Temos que ter muitos cuidados".

    Marilice observa que mesmo com a ocupação de UTIs no limite, ainda foi preciso a transferência de pacientes da região para hospitais de fora. Ela elogiou o trabalho desenvolvido por profissionais da saúde: "Os hospitais estão fazendo o que está acima das condições físicas e de recursos humanos que se tem".

    Os três hospitais da região que possuem leitos de UTI – o Hospital São Sebastião Mártir, o Santa Cruz e o Ana Nery – fizeram adequações para receberem mais pacientes. "Nós até temos pacientes de fora da região que estão internados na nossa região. Os hospitais fizeram adequações tão bem que estão com ocupação acima de 100%", complementa.