Geral

Contra a febre amarela, dose só a quem viajar

Publicado em: 02 de fevereiro de 2018 às 05:19 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 19:38
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Secretaria de Saúde elencou dias para as vacinas serem aplicadas na população

    Sem susto em Vera Cruz acerca da febre amarela. O Estado não está em alerta. O município também não. Mas quem for viajar, seja para outras regiões do Brasil ou até mesmo a outros países pode procurar as unidades de saúde para se proteger da doença. Uma orientação é básica: a vacina deve ser feita com no mínimo 10 dias de antecedência à viagem. O visto para os moradores daqui é feito em Porto Alegre.

    A Secretaria de Saúde de Vera Cruz, a fim de evitar desperdício de doses, elencou dias para que as vacinas pudessem ser aplicadas na população. Na sala de vacinas do Posto de Saúde Central, as imunizações são feitas nas segundas, quartas e sextas, no horário de atendimento da unidade. Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vila Progresso, as doses são feitas nas terças-feiras. Já na unidade do bairro Arco-Íris, em virtude do período de férias, a orientação é que os munícipes procurem a sala de vacinas do Centro. Em meados de fevereiro, a sala de vacinas da ESF Arco-Íris deve voltar à normalidade. As unidades básicas de saúde do interior – Ferraz, Andréas e Linha Henrique D’Ávila – também realizam aplicações da vacina.

    UMA DOSE PARA A VIDA INTEIRA

    Quem já tomou a vacina contra a febre amarela pelo menos uma vez na vida não precisa de uma nova dose, esclarece a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em seu site oficial. Até 2014, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) era de que a dose fosse reforçada de 10 em 10 anos. A recomendação é válida mesmo para quem se vacinou antes de 2014, porque a vacina continua sendo a mesma. Na região, uma enorme campanha de imunização foi realizada no ano de 2009.