Geral

Cara nova no transporte urbano de Santa Cruz

Publicado em: 02 de fevereiro de 2017 às 15:43 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:11
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Luiz Fernando Bertuol/Secom
    compartilhe essa matéria

    Serão implantadas 24 novas paradas e 12 novos ônibus passam a circular

    Mais bonitos, mais confortáveis, com acessibilidade e climatizados. Tudo vai ficar melhor para os usuários do transporte coletivo urbano de Santa Cruz do Sul. Após dez anos de espera, devido a um contrato que não existia, justamente por não haver licitação nesse período, agora é definitivo: há um contrato formal de melhorias entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos, e a TCS Consórcios. 

    O novo acordo começa com a chegada de doze novos ônibus que atendem todas as exigências contratuais. A nova frota, que chegou na última quarta-feira, já começa a circular nesse fim de semana. O visual externo é nas cores azul e branco como predominantes, com logo da Prefeitura e da empresa. Todos eles dispõem de ar-condicionado, rampa para facilitar a acessibilidade, suporte com álcool gel, lixeiras e assentos confortáveis. Outra novidade para o usuário é a utilização do GPS, por meio de aplicativo, que será disponibilizado em breve. 

    De acordo com o secretário Municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, o restante da frota também será padronizado visualmente. “A empresa tem o prazo de um ano para fazer as adequações”, disse. 

    Regularmente os técnicos da secretaria farão a vistoria para fiscalizar se o contrato está sendo cumprido. Inclusive, cada veículo terpa um canal de comunicação entre usuário e a Prefeitura. Além de um telefone fixo, será disponibilizado um número de WhatsApp para possíveis sugestões ou reclamações. Em caso de descumprimento do contrato, a empresa pode ser punida. 

    Paradas de ônibus

    Outra novidade será a implantação de 24 novas paradas de ônibus, construídas com recurso destinado pela empresa à Prefeitura, mais uma regra do acordo estabelecido. Os atuais pontos de ônibus, estão passando por melhorias, como a troca de telhado, repintura, substituição de assentos e base de concreto.