A região Sul é a última do país a ter o sistema implementado
Depois de anos digitando oito números para efetuar uma ligação, a partir deste domingo (6) será necessário mais um dígito. Isso mesmo. O nono dígito, utilizado desde 2012 em São Paulo, só agora chega na região Sul. Os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul aderem o algarismo 9 anos do número do celular. Até o dia 15 de novembro, será possível completar as ligações com oito números, para que a população tenha tempo de se acostumar com a nova regra.
O acréscimo do nono dígito permite que as possibilidades de variações de números salte de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números móveis. Os números fixos não sofrem alteração.
O que fazer no WhatsApp?
O aplicativo vincula sua conta atual à sua conta com o novo número automaticamente – você não precisará fazer nada. Eles fazem todos os ajustes necessários para que você possa continuar a usar o WhatsApp sem a necessidade de criar uma nova conta. Em alguns casos, é possível que você veja duas conversas para um mesmo contato, com a diferença do nono dígito. Nestes casos você deve utilizar a conversa com o número modificado.
Mas, e a agenda de contatos?
Seria necessário mudar todos os contatos. Mas, alguns aplicativos foram criados, especialmente, para isso. Alguns exemplos são o Vivo 9º Dígito, Nono Dígito Tim e Oi 9º Dígito. Todos eles estão disponíveis para IOS e Android.
Notícias relacionadas
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira
Evento festivo de cursilhos mobiliza cursilhistas de 51 paróquias
Utreia, realizada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), ocorreu no último sábado
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo