Geral

Incidência de raios aumenta no Estado nesta terça-feira

1 de novembro de 2016
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Climatempo
  • Foto: Reprodução Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas
    compartilhe essa matéria

    São esperadas tempestades severas com fortes rajadas de ventos

    Depois de um fim de semana com muito sol e tempo seco, o tempo volta a ficar instável na Região Sul do Brasil. Uma acentuada queda da pressão atmosférica começa a ocorrer novamente sobre o norte da Argentina na noite desta segunda-feira (31) gerando um forte sistema de baixa pressão atmosférica. Nas próximas 48 horas, esta baixa pressão atmosférica será alimentada por ventos quentes e úmidos que avançam do centro-norte do Brasil em direção ao Paraguai e ao norte da Argentina, e vai se juntar com uma frente fria que chega ao Rio Grande do Sul até a noite desta terça-feira (1).

    Esta é uma combinação de condições atmosféricas típica para gerar tempestades severas, com fortes rajadas de ventos. No mapa abaixo, aparece a incidência de raios no Estado nas últimas horas. Essas ocorrências de descargas elétricas estão se deslocando do Oeste para a região central do Estado. 

    Feriado

    O feriado de Finados na quarta-feira (2) será marcado por nuvens carregadas e muita chuva sobre o Sul do Brasil. A frente fria avança até o Paraná associada com grandes áreas de instabilidade sobre a Região. O tempo fica seco, mas com temperatura amena, só no sul gaúcho. Há risco de temporais no Paraná, em Santa Catarina e no norte gaúcho. Na Grande Porto Alegre e na parte central do Rio Grande do Sul, a chuva vai parando no decorrer do dia.

    A semana segue com sol e predomínio de tempo seco no Rio Grade do Sul, mas Santa Catarina e Paraná ainda poderão ter eventos de chuva forte até a sexta-feira.