Região

Vera Cruz e Santa Cruz também têm urnas do “Plebisul”

1 de outubro de 2016
  • Por
    Cátia Kist
  • Fonte
    Jornal Arauto e Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica
    compartilhe essa matéria

    Expectativa da organização é de que 97% dos votantes seja favorável à separação

    Com o objetivo de fazer com que os três estados do sul do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – se tornem um novo país, acontece em diversas cidades neste sábado (1º) um plebiscito informal. O ato tem reflexos também na região. Em Vera Cruz, duas frentes estiveram colhendo assinaturas até o meio-dia. Já na parte da tarde, apenas a montada junto ao Back Supermercado, na rua Roberto Gruendling, continua recebendo os votantes. Ela ficará até às 17 horas. Para participar do processo é preciso informar nome, RG, CPF e profissão. Após, o votante recebe uma cédula e marca a opção “Sim” ou “Não” para a separação dos três estados.

    BALANÇO
    Em Vera Cruz, o número de votantes deve ser de aproximadamente 500. Já em Santa Cruz do Sul, cidade que tem nove pontos de coleta, o número de assinaturas ultrapassa três mil. Por volta das 20h30min deste sábado, cada mesário irá abrir a urna em local público com a presença de três testemunhas. A expectativa, segundo Paulo Torales, coordenador regional do Plebisul, é de que 97% dos votos sejam favoráveis à separação.

    PARTICIPAÇÃO
    Através dos meios de comunicação, as moradoras de Vera Cruz, Gláucia e Clarisse Kohls, ficaram sabendo do movimento e foram até a urna localizada no Back Supermercado para votar. Elas contam que são favoráveis à separação, pois acreditam que tal fato irá melhorar a situação do Estado.