Com direção e roteiro do santa-cruzense Douglas “Top Gun” Martins, a obra conta a história do resgate de um ser alienígena
Um filme produzido na região está circulando por festivais de todo o país e até internacionalmente. Refém Intergaláctico se trata de um curta-metragem dos gêneros ficção, ação e trash – classificação dos filmes de baixo orçamento nos EUA que aqui no Brasil foi batizado de cinema de bordas ou filme de guerrilha. Com direção e roteiro do santa-cruzense Douglas “Top Gun” Martins, a obra conta a história do resgate de um ser alienígena e abusa de cenas de luta coreografadas, muitos efeitos especiais práticos como tiros e explosões e uma trilha sonora embalada por bandas de rock locais. O autor define a obra como “uma ideia, uma câmera na mão e zero grana”, além da ajuda dos amigos e da namorada, Amanda Risso, para produzir.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE CULTURA E ENTRETENIMENTO
O curta estreou no ano passado na programação do Festival Santa Cruz de Cinema, durante a Mostra Olhares Daqui, e divertiu o público. Logo após foi exibido também no Cine Horror Festival de Salvador, na Mostra dos Filmes B de Porto Alegre realizada na Cinemateca Capitólio e no Oned International Film Festival de Pequim, na China. O mais recente foi o Sci-fi Floripa – Festival Internacional de Cinema de Ficção Científica, onde o filme foi premiado na categoria Melhor Galera Reunida.
A produção do filme durou cerca de dois anos, pois iniciou logo antes do início da pandemia. “Tive todo esse período de pausa, e retornar à produção do curta não foi fácil. As gravações aconteceram no interior de Santa Cruz do Sul, nas localidades de Boa Vista e Rio Pardinho e também em Vera Cruz. Geralmente buscamos locações caóticas e abandonadas para dar aquele ar apocalíptico”, conta.
As inspirações de Douglas para o roteiro e o visual da obra foram influenciados por filmes como Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986). “Esse filme me marcou muito, em parte pela estética, e os personagens carismáticos e malucos. Outro ponto foi o diretor John Carpenter, sou muito fã do trabalho dele. As Tartarugas Ninja do filme clássico também me influenciou e o Caso Varginha aqui do Brasil”, relata.
As principais dificuldades da produção do curta-metragem, segundo o diretor, é estar longe dos grandes centros. Em São Paulo existem festivais específicos voltados para o cinema fantástico, com premiações e um público receptivo, mais aberto a esse tipo de produção. Ele relata que na região é mais difícil conseguir verba e patrocínio, e que se houvesse uma forma mais simples de captação de recursos, seria possível produzir ainda mais obras locais.
Criador
Douglas é formado em Produção em Mídia Audiovisual e anteriormente foi diretor e roteirista dos curta-metragens Escrúpulo (2014), Maldita Cerveja (2015), Sessão da Tarde Rockeiro (2016), Máquina de Café em Dia de Fúria (2018) e Quadrado Cidadão (2021). Também dirigiu os documentários Eu quero é Rock (2013), Sensei (2014) e Baguais Elétricos (2016).
O cineasta também foi participante da segunda temporada do programa de televisão Cinelab Aprendiz, exibido nos canais Universal Channel e SYFY, e no reality show sobre produção audiovisual, ele ficou em 4º lugar. Além da atuação com o cinema, ele é ativo na cena cultural da cidade através da música, como vocalista das bandas Avalanche e Edgar Frog, e organizando eventos e festivais voltados para os artistas locais.
Refém Intergaláctico
Sinopse: Um mercenário recebe a missão de resgatar um misterioso prisioneiro, e para isso terá de enfrentar um grupo incomum de vilões. Produção independente de baixo orçamento realizada na cidade de Santa Cruz do Sul.
Elenco: Douglas “Top Gun” Martins, Robson “Jesus” Ebert, Gabriela Tassinari, Eduardo Dalla Costa, Iago Borstman, Rafael Ribeiro, Eduardo Dias, Luan Flores Wegner, Giulio Melo, Eduardo Haeser
Notícias relacionadas

Jaqueline Jardim: 15 anos de dedicação e trabalho na Afubra
Funcionária que começou como operadora de caixa hoje lidera uma equipe de 20 pessoas no Bairro Ana Nery

Ministério da Saúde recebe 1,3 milhão de vacinas contra a covid-19
Imunização vai atender primeiramente os grupos prioritários

Termina nesta sexta-feira o prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025
Participante que faltou provas em 2024 precisa justificar ausência

Qualifica Venâncio abre inscrições para cursos gratuitos neste sábado
Nesta primeira etapa, serão oferecidos seis qualificações com 57 vagas ao todo