Geral

Governo do RS libera retomada de aulas presenciais a partir de terça-feira

Publicado em: 01 de setembro de 2020 às 15:07 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 15:36
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Freepik
    compartilhe essa matéria

    Estado apresentou calendário com datas mínimas que poderão ser adiadas pelos municípios

    O calendário modelo apresentado na manhã desta terça-feira (1º) pelo Governo do Rio Grande do Sul libera o reinício das aulas presenciais a partir da próxima semana. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Paulo Butzge, a retomada ocorrerá de forma gradual, a partir da terça-feira, dia 8 de setembro. O anúncio oficial será realizado a partir das 17h, em uma live do governador Eduardo Leite.

    Segundo Butzge, a reunião realizada durante a manhã foi para comunicar os municípios sobre as datas mínimas de início para cada grau de ensino. "Conforme o que nos foi apresentado, cada município terá autonomia para restrições. Ou seja, para adiar o reinício de algum nível, mas sem a possibilidade de adiantar a retomada", explica. 

    Informações repassadas durante o encontro indicam a possibilidade de retorno da Educação Infantil a partir de 8 de setembro, do Ensino Médio e Superior em 21 de setembro e do Ensino Fundamental, entre 28 de outubro (anos finais) e 12 de novembro (anos iniciais). No caso do Ensino Médio da Rede Estadual, a previsão de retorno, conforme o Governo do RS, é a partir de 13 de outubro. 

    Conforme o presidente da Amvarp e prefeito de Candelária, os pontos mais discutidos na reunião foram a demora para o retorno do Ensino Médio e Superior – que são responsabilidades do Estado – e o reinício pela Educação Infantil. "Vamos discutir com os municípios do Vale do Rio Pardo amanhã, em uma videoconferência. Porém, a princípio. não poderemos alterar ordens de retomadas dos níveis", destaca. Além de seguir a data mínima do calendário do Estado, os municípios também precisarão, segundo Butzge, adotar os mesmo protocolos gerais de segurança definidos pelo governo gaúcho.