A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades civis e militares
As comemorações da Independência do Brasil começaram oficialmente na manhã desta sexta-feira, dia 1º de setembro, na Praça Siegfried Heuser, com a chegada do Fogo Simbólico e o acendimento da pira pela vice-prefeita Helena Hermany e pelo ex-prefeito Arno Frantz, que este ano está sendo homenageado, em nível municipal, na Semana da Pátria.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades civis e militares, professores e estudantes de escolas públicas e particulares, escoteiros e comunidade. Teve ainda a participação da Banda do 7º BIB na execução dos hinos e da Orquestra de Escaletas do Centro Marista Nossa Senhora da Esperança, com apresentações artísticas.
Durante o ato, o artista plástico Alceo Luís de Costa recebeu uma homenagem do Município. Autor da escultura conhecida como o Homem de Ferro, da Praça Siegfried Heuser, foi ele quem construiu a pira utilizada nas comemorações da Semana da Pátria. De forma voluntária, há mais de uma década, ele executa a manutenção do equipamento. Na sequência os alunos vencedores do Concurso Cultural de Desenho da Semana da Pátria foram premiados e ganharam kits de brinquedos.
Em seu discurso, a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, disse que cada cidadão deve pensar nos deveres para com o país. Ela chamou a atenção para as palavras “civismo” e “patriotismo” e afirmou que a educação é o caminho para a formação de pessoas mais conscientes e preparadas para a construção de uma nação forte e produtiva. “Devemos lutar para que continuemos a investir cada vez mais em educação. Uma educação básica de qualidade é o alicerce para uma nação forte”.
Programação
O apogeu das comemorações da Semana da Pátria acontece na próxima quinta-feira, dia 7, com o desfile cívico militar, a partir das 9 horas, na Rua Ernesto Alves de Oliveira. Até lá, durante todos os dias, haverá vigília ao Fogo Simbólico, com hora cívica na Praça Siegfried Heuser, sempre às 8h15 e às 17h.
Notícias relacionadas
As críticas
As pessoas sempre dirão algo para desmerecer quem você é, o que você faz. Dirão que tudo o que conseguiu teve facilitadores, ou que você teve sorte. Se for um funcionário reconhecido, dirão que é puxa saco. Se tirar 10…
Alô, alô gincaneiros: quem coleciona flâmulas?
Com carinho, guardamos as de entidades vera-cruzenses. Do Clube Vera Cruz, antes Teresa, temos diversas. Assim como da Acev e até do Boa Vontade
Planejamento encaminha licitação para pavimentação de duas ruas de Candelária
Vias Mem de Sá e 21 de Abril serão contempladas com recurso do Senador Paulo Paim
Governo lança ações para se antecipar a período de alta da dengue
Método que infecta mosquitos com bactéria será ampliado a 40 cidades