O local, que fica no Bairro Cidade Alta, tem capacidade de atendimento diário de até 20 idosos
Com o propósito de receber pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, foi inaugurado na manhã do último sábado (29), o Centro Dia Inácio José Assmann. O local, que fica no Bairro Cidade Alta, tem capacidade de atendimento diário de até 20 idosos.
De acordo com a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, o espaço é uma unidade da Política de Assistência Social e vai acolher idosos nos turnos da manhã e tarde, ofertando atividades que promovam a autonomia, os cuidados pessoais quanto e entre os usuários do serviço. “O Centro Dia terá profissionais para acompanhar também as famílias na superação dessas dificuldades, vulnerabilidades e riscos”, destaca.
O atendimento aos usuários será prestado por cuidadores sociais através de atividades em grupos, oficinas, oferta de alimentação adequada ao público alvo, além de estimular o contato e atendimento das famílias visando garantir a dignidade e a cidadania desses usuários.
“São idosos que se encontram na situação de violação de direitos, encaminhados pelo Creas ou Cras e que ficarão sob os nossos cuidados para que tenham uma melhor qualidade de vida”, lembra a coordenadora, Daiane Führ. O local atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min.
A construção do espaço, de 338,95 metros quadrados, teve investimentos de R$ 884.458,29, sendo mais de R$ 500 mil de recursos da Prefeitura e o restante de recursos federais, com emendas do deputado Heitor Schuh. A infraestrutura do local conta com acesso coberto, salas de atividades coletivas e individuais, duas salas de repouso, sala de convivência, farmácia, sala de reuniões, banheiros femininos e masculinos, cozinha, refeitório, e áreas de serviço, despensa e almoxarifado.
Homenagem
O Centro Dia leva o nome de Inácio José Assmann, uma das lideranças dos grupos de Melhor Idade de Venâncio Aires. Também foi uma das lideranças na comunidade de Linha Tangerinas, no interior, onde residia. Ele faleceu em novembro de 2021.
Se informe com as últimas notícias
Em seu discurso, o prefeito Jarbas da Rosa considerou justa a sua homenagem e reconheceu que o ex-líder comunitário deixou como legado a amizade e o convívio fraterno e feliz dos grupos da Terceira Idade. “Uma pessoa com pensamento jovial, dedicada na defesa dos interesses da sua comunidade e pela valorização e reconhecimento dos grupos da Terceira Idade”, disse.
Notícias relacionadas
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Ele estava internado na Clínica São Vicente, em Botafogo
Prefeitura de Vera Cruz atua em vazamento na caixa d’água
Moradores registraram o fato na madrugada desta quinta-feira
Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
País buscará entendimento com outros países do grupo, diz embaixador
“Outras prioridades acabam fazendo a manutenção ficar para depois”, avalia administrador do HSSM
Para o próximo ano, casa de saúde venâncio-airense quer revitalizar as fachadas da Tiradentes e da Jacob Becker