Geral

Prefeita de Santa Cruz destaca medidas de acolhimento de pessoas em situação de rua após frio intenso

Publicado em: 01 de julho de 2024 às 15:39
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Daiana Theisen/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    No último fim de semana, um idoso de 64 anos foi encontrado morto na Avenida do Imigrante

    Santa Cruz do Sul registrou, nesse final de semana, uma das temperaturas mais baixas do ano. Nesta segunda-feira (1º), em entrevista ao Grupo Arauto, a prefeita Helena Hermany falou sobre o acolhimento de pessoas em situação de rua neste período de frio intenso durante o inverno.

    O município conta com uma estrutura para acolher e abrigar as pessoas que vivem nas vias públicas da cidade, o Albergue Municipal, no Bairro Bom Jesus. “Nós temos uma equipe que passa a noite inteira percorrendo as ruas com assistentes sociais e agentes da Guarda Municipal, fazendo esse trabalho de recolher as pessoas”, disse a prefeita. Durante a estação mais fria do ano, o espaço fica aberto 24 horas por dia.

    Porém, a chefe do Executivo destacou que, infelizmente, há pessoas que não aceitam ser abrigadas e acabam enfrentando o rigoroso frio. “Mas a maioria das pessoas nós conseguimos recolher”, revelou.

    Por volta das 5h desse domingo (30), um idoso de 64 anos, natural de Vale do Sol, foi encontrado morto na Avenida do Imigrante, em Santa Cruz do Sul. A suspeita é que o óbito tenha relação com a ingestão de bebidas alcoólicas. Segundo a prefeita Helena Hermany, as equipes da Prefeitura já haviam abordado o homem em outras oportunidades, mas ele não aceitou ser levado ao Albergue Municipal.

    “Sempre quando acontece algo assim eu me sinto triste, porque não gostaria que isso acontecesse. Mas as pessoas tem o direito de ir e vir, e há pessoas que não adianta, elas não querem e não saem [das ruas]. […] Eu sempre digo, uma vida perdida, ela dói”, concluiu.

    Leia também