Geral

Jovem de Santa Cruz participa de reality sobre empreendedorismo

Publicado em: 01 de julho de 2024 às 10:46
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
    compartilhe essa matéria

    Natã Vargas é CEO da LimbX, uma startup inovadora dedicada ao desenvolvimento de próteses biônicas

    O santa-cruzense Natã Vargas, CEO da LimbX, uma startup inovadora dedicada ao desenvolvimento de próteses biônicas, participou do reality show global “Start It Up”, que reuniu 20 empreendedores jovens de todo o mundo para compartilhar suas histórias e projetos.

    A LimbX foi fundada em maio de 2023 com o objetivo de transformar a vida de pessoas que passaram por amputações de braços. A startup combina engenharia, eletrônica e design biônico para criar próteses inovadoras. “Em agosto do ano passado, construímos nosso primeiro protótipo funcional, que foi um marco, mas também apresentou muitos desafios. A prótese ainda mal abria e fechava a mão. Em setembro do ano passado, iniciamos nossos primeiros testes com usuários reais. Desde então, conseguimos focar no aperfeiçoamento contínuo do protótipo, culminando na criação da LimbX Beta, que apresentou melhorias significativas”, explicou Natã.

    Além do desenvolvimento, a LimbX também buscou crescimento e inserção em um ecossistema de inovação, participando de programas de aceleração e empreendedores. “Começamos a ficar reconhecidos e ganhamos prêmios por inovação em várias competições, o que nos deu visibilidade para apresentar nossas inovações tanto no Brasil quanto internacionalmente. Em menos de um ano, tivemos a oportunidade de mostrar nossa solução em diversos estados do Brasil, no México e na África do Sul. Entre as conquistas, destaco o Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), onde em fevereiro me tornei campeão brasileiro, em março fiquei em segundo lugar na América Latina e me classifiquei para a final mundial, cujo resultado deve sair nesta quarta-feira”, contou.

    A participação de Natã no “Start It Up” representa mais uma conquista para o jovem e sua equipe. “Essas conquistas realmente nos motivam a continuar o nosso trabalho, reforçam nosso propósito e nos fazem ir adiante. Eu sou extremamente grato por tudo que aconteceu até então. E nesse momento, ainda estamos fazendo testes e, principalmente, procurando para que a gente possa continuar a nossa operação e atender essas pessoas. Estamos apenas no início, mas eu não tenho dúvida de que, em pouco tempo, poderemos ajudar milhões de vidas ao redor do mundo”, destacou.

    No Brasil, o programa “Start It Up” pode ser assistido pelo YouTube. A terceira temporada conta com seis episódios, onde Natã e outros jovens empreendedores compartilham suas trajetórias no mundo da inovação.

    Leia também