Política

Premiado em evento nacional, projeto Maria da Penha na Escola deve ser fortalecido em Santa Cruz

Publicado em: 01 de maio de 2025 às 09:20
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/AI Câmara de Vereadores de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Proposta foi aprovada pelo Legislativo na última sessão de 2024

    A Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres deve fortalecer o contato com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul para acelerar a implementação do programa Maria da Penha na Escola. Aprovado na última sessão do ano passado da Câmara de Vereadores, o projeto de autoria de Nicole Weber (Podemos) recebeu o troféu Destaque Nacional na Marcha dos Vereadores, em Brasília, na semana passada, promovida pela União dos Vereadores do Brasil, e propõe a realização de palestras sobre o tema nas escolas da rede municipal de ensino.

    Em um encontro do grupo que reúne representantes de setores como Polícia Civil e Ministério Público, realizado nessa segunda-feira (28), a vereadora, que é ativista da causa, destacou o reconhecimento nacional do projeto e reforçou a necessidade de fortalecer a parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, especialmente com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é acelerar a implementação do programa nas escolas e garantir que ele seja aplicado de forma abrangente e eficiente nos bairros e nas localidades do interior.

    A ideia central do projeto é promover palestras nas escolas municipais sobre a Lei Maria da Penha, com intuito de sensibilizar estudantes e educadores sobre a violência doméstica e os direitos das mulheres e divulgar os canais de denúncia, como a Central de Atendimento à Mulher (180) e a Patrulha Maria da Penha (190). A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores na última sessão de 2024 e agora, com o prêmio conquistado, a parlamentar quer expandir a aplicação do projeto. “Esse troféu é de todos colegas que votaram a favor, no final do ano passado, e é muito simbólico”, falou na tribuna.