Conselho entregou um ofício à presidente do Legislativo, Nicole Weber
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) entregou um ofício à presidente Nicole Weber (Podemos), no qual solicita que o Legislativo santa-cruzense institua a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência. A presidente da Câmara, Nicole Weber, se mostrou favorável à sugestão e irá avaliar, junto com os colegas vereadores, a criação da Frente Parlamentar.
A criação da frente, segundo o pedido do Compede, é uma necessidade de fortalecer o debate e a articulação de políticas públicas voltadas à inclusão, acessibilidade e garanti dos direitos da população com deficiência. “Tendo em vista a relevância do tema e a urgência das ações mais efetivas, propomos que este espaço seja instituído com caráter suprapartidário, visando reunir vereadores (as) comprometidos com a pauta da inclusão”, cita o documento, assinado pela presidente Francine Beatriz da Silva.
Entre os objetivos da Frente Parlamentar, o Compede destaca a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão. Ainda deve propor, acompanhar e fiscalizar iniciativas que garantam acessibilidade e equidade; realizar audiências públicas, promover debates e eventos de conscientização e prevenção ao capacitismo e descriminação; estabelecer diálogo com entidades representativas das pessoas com deficiência no município; e fiscalizar e garantir a eficiência na prestação de serviços públicos e no cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais.
Notícias relacionadas

Durante pronunciamento em rede nacional, Lula diz que governo vai aprofundar debate sobre a jornada 6×1
Fala ocorreu em razão do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira

Premiado em evento nacional, projeto Maria da Penha na Escola deve ser fortalecido em Santa Cruz
Proposta foi aprovada pelo Legislativo na última sessão de 2024

Legislativo de Candelária discute projeto para alertar sobre violência doméstica nas escolas
Vereador Márcio Bataioli fez a indicação “Maria da Penha presente na escola"

Após novo acidente, pedido por redutor de velocidade volta à pauta em Santa Cruz
Demanda é na Rua Barão do Arroio Grande, nas proximidades do número 1780