Cinco pessoas, moradores de Linha do Rio, Candelária, viveram um filme de terror. Era 6 horas da manhã de terça-feira quando a água começou a entrar na residência e às 10 horas já estava batendo no joelho. Parecia que ia dar uma trégua, mas voltou a subir e com força, até que a casa começou a estralar, como narraram. Os mais idosos, Armando Ritzel, 69 anos, que teve um AVC, e Olandina Goettems, 67, foram colocados sobre o telhado pelo filho, Daniel Ritzel. A esposa, Tatiana Brum Brito, e o sobrinho, Rafael Ritzel Padilha, acabaram subindo numa árvore e se refugiando numa caixa d’água vazia. “Vimos que não tinha mais salvação, chegamos a perder a esperança e achamos que iríamos morrer de hipotermia. Só com Deus”, desabafou Tatiana, relembrando cada cena em sua mente.
Foram horas de desespero, batendo panela para fazer barulho e chamar atenção do resgate, do bote do Exército, “mas com a vegetação das árvores não nos viam. Vimos as casas dos vizinhos sendo carregadas pela água e pensamos que seríamos os próximos”, narra ela. Tatiana chegou a telefonar para sua comadre, em Candelária, pedindo que cuidasse de seus filhos, de cinco, 10 e 13 anos, que haviam sido levados mais cedo, sãos e salvos: “acho que não vamos sair, não vou ter coragem de me despedir deles”, declarou, emocionada, quando achou que não tinha mais forças para suportar.
Em questão de minutos, ela viu o resgate se aproximado, chegou próximo das 16 horas e, exaustos e encharcados, todos foram encaminhados direto ao HVC e, mais tarde, ao Guidão, em Vera Cruz. A família conta que perdeu o patrimônio de uma vida inteira, foi resgatada com a roupa do corpo e alguns documentos. Mas em Vera Cruz, além das doações necessárias, receberam acolhimento, carinho, e levarão gratidão. “Somos sobreviventes”, assinalaram.
Notícias relacionadas

Clube Arte de Viver busca estreitar laços com a Prefeitura por meio de eventos e projetos
Um encontro foi realizado no Salão Nobre do Palacinho para abordar o tema

Prefeitura de Santa Cruz se manifesta sobre multa à igreja por conta de barulho do sino; veja
A medição do nível de pressão sonora foi realizada após a reclamação de um morador que se queixou do ruído

Morre bebê resgatado de enchente no Vale do Taquari em 2024
Anthony Miguel ficou conhecido após ser salvo de helicóptero durante tragédia no estado

Com apelo à consciência no trânsito, Venâncio Aires lança Campanha Maio Amarelo
Objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância de agir com responsabilidade nas ruas