Verba viabilizará no município a desobstrução de 11,5 km de extensão nos cursos d'água que cortam a cidade
Na manhã desta terça-feira, 1º de abril, foi realizada a solenidade oficial de assinatura do termo de adesão ao Programa Desassorear RS, promovido pelo Governo do Estado. O prefeito Mano Paganotto, acompanhado do vice-prefeito Juninho Pires, esteve em Porto Alegre para formalizar a participação do município de Pantano Grande. Durante a visita, o políticos também se reuniram com o Governador do Estado, Eduardo Leite, reforçando a importância da parceria entre o município e o Governo Estadual para a execução do projeto.
Pantano Grande foi cadastrado no programa Desassorear RS em outubro de 2024 e, em fevereiro deste ano, recebeu a confirmação de que estava entre as cidades contempladas. O município receberá um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão de reais, um valor essencial para a implementação das medidas de limpeza de rios e córregos e a prevenção à alagamentos.
A verba viabilizará no município um feito inédito: a desobstrução de 11,5 km de extensão nos cursos d’água que cortam a cidade. Essa ação não se restringirá apenas ao perímetro urbano, mas também abrangerá áreas além, garantindo uma supercapacidade de vazão e reduzindo significativamente o risco de novas enchentes.
A limpeza que iniciará ainda nessa semana, será realizada de forma preventiva para evitar inundações durante o período chuvoso do inverno. A ação atenderá todos córregos do município, com prioridade para as áreas mais vulneráveis, que sofreram com alagamentos e a inundação de dezenas de residências nas fortes chuvas de abril e maio do ano passado.
Notícias relacionadas

Abril Verde tem foco na conscientização e prevenção de acidentes de trabalho
Venâncio Aires terá programação com atividades que foram atribuídas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde

Sinimbu realiza caminhada Partiu Natureza em maio
Evento esportivo promete uma experiência imersiva na natureza para os participantes

Primeira parcela do IPTU e ISS vence em 15 de abril em Santa Cruz
Contribuintes devem ficar atentos ao prazo

Sérgio Moraes cobra entidades e pede manutenção de espaços no Parque de Eventos
Reunião realizada nesta quarta-feira teve como objetivo discutir melhorias do local