investimento

Pantano Grande garante R$ 1,5 milhão através do Programa Desassorear RS

Publicado em: 01 de abril de 2025 às 17:40
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Verba viabilizará no município a desobstrução de 11,5 km de extensão nos cursos d'água que cortam a cidade

    Na manhã desta terça-feira, 1º de abril, foi realizada a solenidade oficial de assinatura do termo de adesão ao Programa Desassorear RS, promovido pelo Governo do Estado. O prefeito Mano Paganotto, acompanhado do vice-prefeito Juninho Pires, esteve em Porto Alegre para formalizar a participação do município de Pantano Grande. Durante a visita, o políticos também se reuniram com o Governador do Estado, Eduardo Leite, reforçando a importância da parceria entre o município e o Governo Estadual para a execução do projeto.

    Pantano Grande foi cadastrado no programa Desassorear RS em outubro de 2024 e, em fevereiro deste ano, recebeu a confirmação de que estava entre as cidades contempladas. O município receberá um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão de reais, um valor essencial para a implementação das medidas de limpeza de rios e córregos e a prevenção à alagamentos.

    A verba viabilizará no município um feito inédito: a desobstrução de 11,5 km de extensão nos cursos d’água que cortam a cidade. Essa ação não se restringirá apenas ao perímetro urbano, mas também abrangerá áreas além, garantindo uma supercapacidade de vazão e reduzindo significativamente o risco de novas enchentes.

    A limpeza que iniciará ainda nessa semana, será realizada de forma preventiva para evitar inundações durante o período chuvoso do inverno. A ação atenderá todos córregos do município, com prioridade para as áreas mais vulneráveis, que sofreram com alagamentos e a inundação de dezenas de residências nas fortes chuvas de abril e maio do ano passado.