Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Viveiros Werle: 25 anos de trabalho familiar

    Publicado em: 01 de abril de 2025 às 19:00
    Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Empresa se consolidou como referência na produção de mudas de eucalipto, hortaliças e flores na região

    Em Passo do Sobrado, a Viveiros Werle se consolidou como referência na produção de mudas de eucalipto, hortaliças e flores. O que começou há quase 25 anos com as primeiras sementes plantadas por Luciano Werle se transformou em um empreendimento familiar, movido pelo trabalho e pelo apoio mútuo.

    Com uma história marcada por desafios e superações, o proprietário destaca que o suporte da família foi essencial para o crescimento do negócio. “Eu sou daquelas pessoas que dizem que se tem família, tem tudo. E é tão bom, mais bonito, quando a gente pode crescer e prosperar com o apoio da família. Vale a pena a gente sonhar, acreditar e lutar. Dificuldades sempre vão existir, mas é tão mais bonito, e a gente é muito mais forte com o apoio da família, que foi o nosso caso”, expressa. 

    A empresa, como diversas outras em todo o Rio Grande do Sul, enfrenta desafios climáticos que afetam a agricultura familiar. Segundo o produtor, são muitas as dificuldades causadas por estiagens e enchentes que têm sido recorrentes no estado. “O cenário é delicado, e a gente precisa ser realista. Os dias estão diferentes, as estiagens com uma certa frequência, as enxurradas históricas que ninguém tinha visto até então. Cautela, fazer uma avaliação do cenário, mas nunca desistir, nunca parar”, afirma. 

    No entanto, Werle ressalta que é necessário manter a esperança em dias melhores. “Porém, lógico, confiantes também numa melhora do cenário. Acredito que o Rio Grande do Sul pede uma trégua. A gente fica na torcida, escuta e estuda o clima. E para o pessoal do agro, nós que somos do campo, pegar tanto a estiagem como o excesso da chuva foi difícil. Que agora nós tenhamos um período de estabilidade com relação ao nosso clima que é de extrema importância. Se o clima nos ajuda, para o pessoal que planta e que colhe tudo está melhor“, aponta. 

    O orgulho pelo caminho trilhado também é sentido por Ivo Werle, pai de Luciano. Ele relembra o início do filho e a evolução da empresa. “Para os pais do Luciano, para a Michele também, é um orgulho muito grande. Ele começou pequeno, mas sempre com o apoio dos pais. Ele sempre falava ‘vai dar certo'”. Um momento especial foi a aquisição de um novo caminhão para ampliar a capacidade de transporte das mudas. “Isso é uma coisa que a gente não esquece. É uma alegria enorme para a gente ver um filho e uma nora assim. Eles são muito batalhadores”, concluiu.