SINTONIZE SAÚDE

Diagnóstico precoce aumenta em até 90% as chances de cura do câncer

Publicado em: 01 de abril de 2025 às 08:00
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Bia de Moura/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Oncologista clínica do Hospital Ana Nery, Sheila Marquetto, afirmou que é fundamental a realização de exames preventivos

    Em 8 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma das doenças que mais cresce no Brasil. A oncologista clínica do Hospital Ana Nery, Sheila Marquetto, alerta para o aumento significativo de novos casos, inclusive entre adultos jovens. Segundo a especialista, a detecção precoce leva a chances de cura de até 90%, tornando fundamental a realização de exames preventivos.

    Entre os exames para a prevenção, a médica destaca o citopatológico do colo uterino, também conhecido como papanicolau, indicado para mulheres a partir dos 21 anos, podendo ser repetido a cada três anos. Para a detecção do câncer de mama, a mamografia deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos. No caso do câncer de cólon, a colonoscopia é o exame mais indicado, sendo recomendada a partir dos 45 anos, com repetições a cada 10 anos se os resultados forem normais.

    Ainda, como alternativa à colonoscopia, o exame de sangue oculto nas fezes pode ser realizado anualmente. Já para fumantes ou ex-fumantes com histórico significativo de tabagismo, a tomografia computadorizada de tórax com baixa dosagem é uma importante ferramenta de rastreamento. Além disso, a auto avaliação da pele é essencial para identificar sinais suspeitos de câncer de pele. “Os exames de rastreio de câncer salvam vidas”, afirma.

    A oncologista reforça que evitar fatores de risco reduz significativamente as chances de desenvolver a doença. O abandono do tabagismo, a redução do consumo de alimentos ultraprocessados e gorduras insaturadas, o controle do peso corporal, a prática regular de atividade física e a proteção contra a exposição solar excessiva são medidas fundamentais para a prevenção. “De tudo isso, o que mais importa é a gente ter consciência do nosso corpo e saber identificar quando alguma coisa de estranho está acontecendo, seja um sinal na pele, ou seja algum sintoma diferente que está sentindo. E além disso, ter o autocuidado, que é a prática de exercícios físicos regulares, uma alimentação saudável e  um nível psíquico equilibrado“, aponta.

    De acordo com a especialista, ainda existem muitas dúvidas sobre o câncer. Um dos mitos mais comuns é a crença de que a doença pode ser contagiosa, o que não é verdade. Outro equívoco frequente é a ideia de que pode existir um câncer benigno. Na realidade, o termo “câncer” sempre se refere a tumores malignos. Além disso, apesar de ser uma doença grave, a detecção precoce e o tratamento adequado aumentam consideravelmente as chances de cura.

    Atendimento

    A Dra. Sheila Calleari Marquetto é Oncologista Clínica responsável pela Oncologia Clínica do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, atuando no COI (Centro de Oncologia Integrado) e no Centro de Especialidades Médicas do Hospital Ana Nery.