Dados foram apresentados em atualização recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
A última atualização do Censo Demográfico de 2022, divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe informações sobre o acesso ao saneamento básico em todo o território brasileiro. Na região do Vale do Rio Pardo e Taquari, os dados apresentados revelam deficiência na área do atendimento com esgoto à população. Conforme os números apresentados, 54,12% dos domicílios na região estão conectados à rede coletora de esgoto.
Dos municípios analisados, seis conseguiram superar a marca de metade dos domicílios com ligação à rede de esgoto. Santa Cruz do Sul lidera essa estatística, com 84,77% de pontos conectados, seguido por Pantano Grande (76,08%), Encruzilhada do Sul (63,68%), Vera Cruz (62,62%), Rio Pardo (60,22%) e Venâncio Aires (57,76%).
A situação do abastecimento de água pela rede geral também foi abordada no censo. Dos municípios analisados, Mato Leitão, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul se destacam, com mais de 90% da população atendida.
Leia também: Aumento nas contas de água é alvo de reclamações em Santa Cruz
Conexão à rede de esgoto:
- Santa Cruz do Sul – 84,77%
- Pantano Grande – 76,08
- Encruzilhada do Sul – 63,68%
- Vera Cruz – 62,62%
- Rio Pardo – 60,22%
- Venâncio Aires – 57,76%
- Passo do Sobrado – 25,16%
- Vale Verde – 14,45%
- Vale do Sol – 9,45%
- Mato Leitão – 2,28%
Abastecimento de água pela rede geral:
- Mato Leitão – 98,14%
- Vera Cruz – 94,92%
- Santa Cruz do Sul – 93,7%
- Pantano Grande – 84,87%
- Venâncio Aires – 80,26%
- Rio Pardo – 76,55%
- Vale do Sol – 73,28%
- Encruzilhada do Sul – 72,99%
- Passo do Sobrado – 71,31%
- Vale Verde – 68,08%
Brasil
Os dados revelam que, em nível nacional, houve um aumento progressivo no acesso ao saneamento básico ao longo dos anos. Em 2000, 44,4% da população morava em domicílios conectados à rede de coleta de esgoto. Esse número subiu para 52,8% em 2010 e atingiu 62,5% em 2022. Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, as restrições de acesso são maiores entre jovens, pretos, pardos e indígenas.
O Novo Marco Legal do Saneamento Básico, de 2020, estabelece prazo para a universalização dos serviços no Brasil até 2033, exigindo um esforço conjunto das esferas pública e privada para cobrir os investimentos necessários. A meta é que, até 2033, 99% da população brasileira esteja sendo atendida com fornecimento de água potável e tratamento e coleta de esgoto.
Notícias relacionadas

Sinimbu entra em alerta após registros de leptospirose
Com dois casos confirmados em um mês, município reforça cuidados com higiene e vigilância contra roedores

Santa Cruz pode triplicar esgoto tratado sem precisar ampliar estrutura, diz Agerst
Conselheiros vistoriaram estrutura no bairro Santuário e vê chance de avanço no saneamento

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para processo seletivo de estagiários em diversas áreas
No total, são 43 vagas mais cadastro reserva

EGR anuncia bloqueios na ERS-130 para serviços na ponte sobre o Rio Forqueta
Procedimento será necessário para que equipes realizem trabalhos na calçada de passeio e nas juntas definitivas da estrutura